Frente fria aumenta risco de cheias e alagamentos no RS e causa chuvas e temporais em SC
Santa Catarina deve ser atingida por temporais isolados devido à influência de uma frente fria no Rio grande do Sul
• Atualizado
Uma frente fria no Rio Grande do Sul aumenta o risco de cheias e alagamentos no estado gaúcho e causa chuvas e temporais em Santa Catarina a partir deste domingo (16).
Segundo o MetSul, o domingo (16), será de chuva ampla e forte em vários pontos do Centro para o Norte gaúcho, com registros de 50 mm a 100 mm e isoladamente superiores. Conforme a previsão, uma das áreas que pode ter chuva forte é a faixa entre o Centro do estado e a Grande Porto Alegre.
Para Santa Catarina, este domingo (16), nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, a aproximação da frente fria vinda do estado gaúcho deve provocar chuvas e temporais isolados a partir da tarde.
O risco para ocorrências causadas por vendavais e chuvas pontualmente intensas associadas aos temporais é baixo a moderado.
Os catarinenses vão ter um domingo com tempo firme no norte do estado, onde permanece assim no decorrer de todo o dia, e com maior presença de nebulosidade
As temperaturas mínimas ficam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste, litoral e Vale do Itajaí e entre 12°C e 15°C nos planaltos, já as máximas oscilam entre 20°C e 23°C no Planalto Sul e Litoral Sul e variam entre 25°C e 29°C nas demais regiões. Os ventos sopram de quadrante norte e com intensidade fraca pelo estado.
Previsão do tempo para a próxima semana
A Defesa Civil prevê que na segunda-feira (17), a frente fria adquire características semi-estacionárias, ficando posicionada entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
Entre todas as regiões de divisa com o estado gaúcho, são esperadas pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente entre a madrugada e a tarde.
O risco para ocorrências causadas por vendavais e chuvas pontualmente intensas é baixo a moderado. No amanhecer, mais uma vez as temperaturas mínimas ficam entre 15°C e 19°C no Grande Oeste, litoral e Vale do Itajaí e entre 12°C e 15°C nos planaltos. Por conta da maior cobertura de nuvens, as máximas ficam entre 20°C e 24°C no Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí e oscilam entre 26°C e 28°C no norte do estado.
Já na terça (18) e na quarta-feira (19), a Defesa Civil as instabilidades atmosféricas recuam para o Rio Grande do Sul, mas as áreas de divisa com Santa Catarina seguem com possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo para ocorrências.
Regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter volumes elevados de chuva
Conforme o MetSul, a segunda-feira terá instabilidade mais forte afeta as áreas mais ao Norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
“Os volumes podem ser muito elevados em setores do Noroeste gaúcho. Há enorme e justificada preocupação entre as pessoas de que a chuva deste fim de semana possa repetir o desastre no final de abril e no começo de maio, mas isso não vai ocorrer. Os volumes, embora altos em diferentes cidades, não serão suficientes para repetir o começo de maio”, explica o portal de meteorologia.
Segundo o MetSul, a chuva volumosa no RS tem força suficiente para causar alagamentos e transbordamentos de cursos d’água menores. Com a rede de esgoto ainda comprometida por entulhos da enchente, as cidades gaúchas têm mais chances de alagamentos.
- Chega de chuva: veja quando o sol retorna a SC
- Sete quedas de árvores são registradas na Grande Florianópolis
- Alerta vermelho em SC: acúmulo de chuva pode chegar a 100 mm nesta quarta
- Defesa Civil emite alerta para tempestades e mar agitado em SC
- “Chuvas intensas”: Inmet emite alerta de perigo para SC; veja previsão
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO