Frente fria causa condição pré-frontal em SC e intensifica calor; veja quando
Uma frente fria no Rio Grande do Sul causa uma condição pré-frontal em Santa Catarina e elevando as temperaturas no estado
• Atualizado
Uma frente fria causa uma condição pré-frontal que intensifica o calor em Santa Catarina no sábado (15).
Segundo a previsão da Defesa Civil, as condições permitem o tempo firme e as altas temperaturas durante todo o dia.
A partir da noite, a aproximação da frente fria favorece o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões de divisa com o estado gaúcho. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.
Leia Mais
Conforme a Defesa Civil, o sábado amanhece com temperaturas de 16°C a 20°C no Extremo Oeste, Oeste e regiões litorâneas.
Já no período da tarde, as máximas superam os 27°C em praticamente todas as regiões, podendo chegar aos 35°C no Litoral Sul. Os ventos seguem de norte-noroeste, com rajadas de até 50 km/h no Grande Oeste.
Previsão do tempo para quinta-feira (13)
Na quinta-feira (13), a massa de ar quente e seco segue atuando no estado e mantendo o tempo firme em todas as regiões e quente no período da tarde.
Segue também a condição para formação de nevoeiros pelo estado entre a madrugada e manhã, especialmente no litoral e Vale do Itajaí. O dia amanhece com temperaturas que variam de 7°C a 14°C no Grande Oeste e entre 15°C e 18°C nas áreas costeiras.
Durante a tarde, as máximas mais uma vez se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e litoral e oscilam entre 20°C e 25°C nos planaltos. Os ventos sopram de quadrante norte, com rajadas de até 50 km/h no Grande Oeste. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
Previsão do tempo para sexta-feira (14)
O tempo firme persiste na sexta-feira (14) e o calor se intensifica ainda mais em Santa Catarina no período da tarde.
Segundo a Defesa Civil, há condições para a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã, principalmente em regiões de vale. As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 20°C no Extremo Oeste e Oeste e ficam na casa dos 10°C nos planaltos.
Durante a tarde, as máximas devem superar os 31°C no Litoral Sul e porção oeste e oscilar entre 24°C e 29°C nas demais regiões. Os ventos sopram de norte/noroeste, com rajadas de 50 a 65 km/h no Grande Oeste, sendo baixo o risco para ocorrências relacionadas às rajadas de vento.
Previsão do tempo para o domingo
Após o sábado (15) com intensificação do calor ainda mais em Santa Catarina devido à condição pré-frontal, resultado da formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul.
Conforme a Defesa Civil, entre o domingo (16) e a segunda-feira (17), as instabilidades atmosféricas mais intensas se concentram sobre o Rio Grande do Sul, mas podem atingir também as regiões de divisa de Santa Catarina com o estado gaúcho. Há possibilidade de temporais e de chuvas intensas nestas áreas, é moderado o risco associado a estas condições.
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
- Engavetamento entre caminhões e ônibus causa interdição na BR-101
- Mais atendimentos e novo médico: oftalmologia em Lages ganha reforço
- Demolição de prédio de 20 andares abre espaço para arranha-céu de 270 metros em BC; veja fotos
O que é a condição pré-frontal?
A condição pré-frontal é a situação meteorológica que ocorre antes da chegada de uma frente fria à região. Ela é caracterizada por:
- Aumento da temperatura: O ar quente e úmido vindo do norte se intensifica, geralmente por um ou dois dias antes da frente fria chegar. Isso pode levar a um aumento significativo da temperatura, com máximas podendo chegar a valores acima da média para a época do ano.
- Umidade elevada: A alta concentração de vapor d’água no ar torna o ambiente abafado e desconfortável.
- Formação de nuvens: Nuvens carregadas se formam, principalmente à tarde e noite, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.
- Mudança na direção do vento: O vento geralmente sopra do norte ou nordeste,
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO