Florianópolis deve registrar recorde de frio de 2024; confira quando e a temperatura
Avanço de frente fria e ciclone extratropical provocam onda de frio no país
• Atualizado
Florianópolis deve registrar sua temperatura de frio recorde de 2024 nos próximos dias. O avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical pode provocar a derrubada das temperaturas, conforme o SBT News.
A Capital catarinense deve registrar 7,9°C no do domingo (30). Conforme a previsão do Climatempo, as projeções da para os próximos dias indicam quebras de recorde de menores temperaturas do ano em Florianópolis e em outras cinco capitais.
Veja quais são os recordes atuais em 2024 e as previsões do instituto:
- Porto Alegre: 6,7°C em 16/5 | previsão de 2°C em 30/06
- Florianópolis: 7,9°C em 30/5 | previsão de 7°C em 30/06
- Curitiba: 5,1°C em 30/5 | previsão de 2°C em 30/06
- São Paulo: 10,4°C em 29/05 | previsão 10°C em 30/06
- Belo Horizonte: 14,8°C em 01/06 | previsão de 14°C em 02/07
- Vitória: 19,3°C em 12/06 | previsão de 18°C em 02/7
Confira a reportagem:
Previsão do tempo para sábado (29)
Após a nova frente fria, o sábado (29) segue com chuva entre a madrugada e o amanhecer, na região entre o Vale do Itajaí e o norte catarinense, mas ao longo do dia, à medida que a frente fria se afasta, o tempo fica firme em todo o estado, com apenas variação de nebulosidade.
No amanhecer, mínimas entre 5 e 9°C no Grande Oeste e Planalto Sul, e atingindo valores entre 0 e 5°C nos pontos mais altos da Serra. No restante do estado mínimas em torno de 12 a 15°C. As temperaturas máximas não devem passar dos 16°C.
Devido ao frio intenso, há risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Ventos de sul com velocidades entre 50 e 70 km/h na costa provocam agitação marítima.
Conforme o órgão, aão esperadas ondas de 2,5 a 3,5m no Litoral Sul e de 2,5 a 3,0m na Grande Florianópolis litorânea. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Previsão do tempo para domingo (30)
O frio ganha força no domingo (30), com o estabelecimento de uma intensa massa de ar frio e seco em Santa Catarina.
Se destacam as temperaturas mínimas, que devem marcar valores de 0 a 5°C no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e região Serrana da Grande Florianópolis.
Nos pontos mais altos do Planalto Sul e Meio Oeste, devem ser registradas temperaturas negativas. Na faixa litorânea as mínimas marcam entre 6 e 10°C.
Segundo a Defesa Civil, mesmo com o céu aberto, as temperaturas não sobem tanto no decorrer da tarde, com máximas que não passam dos 15°C no estado.
O mar segue agitado, com ondas entre 2,0 e 3,0m nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mas a tendência é de diminuição da agitação marítima ao longo do dia.
Tendência para o início da semana
Conforme a Defesa Civil, entre a segunda (01) e terça-feira (02) o tempo segue firme e ensolarado em todo o estado.
No amanhecer a sensação ainda é de bastante frio, especialmente na segunda-feira, mas com a mudança gradual dos ventos para norte e o enfraquecimento da massa de ar polar, a tendência é de aquecimento.
Os dias serão marcados por grande amplitude térmica, com sensação de frio durante a manhã, e temperaturas mais amenas no período da tarde, com máximas que voltam a marcar valores entre 15 e 20°C.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO