Final de semana deve ser de temporais isolados e frio em SC
Chuva deve ocorrer entre esta sexta-feira (23) e sábado (24)
• Atualizado
A frente fria que trouxe temporais isolados em trechos do Grande Oeste, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, muda o tempo nas demais regiões de Santa Catarina no decorrer desta sexta (23), alcançando áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte entre a tarde e a noite.
No sábado (24), a frente fria se afasta do estado, mas a influência de uma área alongada de baixada pressão segue mantendo o tempo instável em áreas do centro/leste e Norte de SC, especialmente entre o Planalto Norte e Litoral Norte, onde a chuva ainda ocorre de fraca a moderada intensidade, especialmente pela manhã.
Nesse período, a chuva pode vir eventualmente acompanhada de trovoadas e não se descarta a ocorrência de temporais bastante isolados.
Recomendações para a população:
A Defesa Civil de Santa Catarina pede para que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais, que evite também atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Massa de ar frio faz temperaturas despencarem em SC
Após a passagem de uma frente fria por Santa Catarina, a aproximação de uma massa de ar frio de origem polar segue favorecendo o declínio das temperaturas no estado. Ao longo da sexta-feira (23), as temperaturas já ficam baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, e seguem diminuindo na metade sul, onde não passam dos 15°C durante todo o dia.
Entre a Grande Florianópolis litorânea e o Norte do estado, a queda mais significativa é prevista para o final da tarde e noite desta sexta-feira (23) e amanhecer do sábado (24). Destaca-se, ainda, que no sábado as temperaturas continuam baixas em todas as regiões, sobretudo do Meio-Oeste ao litoral.
Nas áreas em amarelo do mapa, o declínio de temperatura será entre 9°C e 13°C no período, represenatndo risco moderado para ocorrências como desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável. Nas áreas em verde, o declínio deve ser menor (entre 4°C e 8°C) e, portanto, o risco é baixo para ocorrências associadas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO