Exclusivo: Defesa Civil anuncia radar que pode prever catástrofes em SC
Em entrevista ao SCC Meio-Dia, Mário Hildebrandt destacou que o projeto já está em andamento.
• Atualizado
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, anunciou nesta quarta-feira (19) a construção de um radar meteorológico na Grande Florianópolis. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a previsão de chuvas e catástrofes naturais na região, fortalecendo o acesso à informação dos cidadãos.
Em entrevista ao SCC Meio-Dia, Hildebrandt destacou que o projeto já está em andamento, mas deve levar de dois a três anos para ser concluído. Ele reforçou que uma das prioridades da Defesa Civil e do governo de Jorginho Mello é aumentar a previsibilidade dos fenômenos meteorológicos, além de capacitar os municípios para melhor atender a população em situações de risco.
Para isso, segundo o secretário, diversas ações estão sendo implementadas, incluindo seminários voltados para prefeitos e agentes da Defesa Civil, além da distribuição de kits técnicos para auxiliar na resposta a grandes desastres.
Situação da seca em Santa Catarina
Hildebrandt também comentou sobre a atual situação de estiagem no estado, informando que seis municípios já decretaram emergência devido à seca. A Defesa Civil tem atuado no fornecimento de itens de assistência humanitária, com foco especial nas áreas rurais, onde os impactos são mais severos.
Além disso, o secretário ressaltou que as obras das barragens seguem em andamento e são uma das prioridades do governo para garantir maior segurança hídrica no estado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO