Cotidiano Compartilhar
CHUVAS EM SC

‘Evento preocupante’, diz Jorginho Mello em relação aos temporais em SC

Segundo o governador, atualmente a situação está sob controle

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

‘Evento preocupante’, diz Jorginho Mello em relação aos temporais em SC | Foto: Giovanna Pacheco / SCC SBT
‘Evento preocupante’, diz Jorginho Mello em relação aos temporais em SC | Foto: Giovanna Pacheco / SCC SBT

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano, deram uma entrevista coletiva para fazer um balanço sobre os temporais que atingiram as regiões do Litoral Norte e Grande Florianópolis, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17).

Segundo o governador, todas as forças de segurança do estado estão atuando para a resolução dos problemas. “A preocupação principal é continuar os trabalhos para diminuir os impactos nas rodovias e nas cidades que tiveram problemas com relação aos temporais”, disse.

No estado, quase 1.000 pessoas estão desabrigadas, em especial nas cidades em situação de emergência. Nestes municípios, vários pontos de recebimento de donativos estão abertos.

Na tarde desta sexta-feira (17), o governador irá para Itapema, cidade que teve bastante problemas em relação às chuvas das últimas horas e fez um alerta: “é um evento preocupante, principalmente pelas chuvas que estão previstas para esta sexta-feira e para o fim de semana.”

Ajuda humanitária

Na coletiva, o governador Jorginho Mello disse que não há necessidade de novos donativos, “não está faltando nada, segundo a Secretaria de Assistência Social, está tudo sob controle.”

Já em relação ao auxílio à populaçao, o governador informou que todos estão antenados e recebendo o pedido de ajuda dos prefeitos, a Defesa Civil manda os mantimentos.

Auxílio do Governo Federal

Jorginho Mello disse que ao mesmo tempo que o governo estadual está encaminhando donativos aos municípios que estão solicitando, o estado irá informar quando precisar de donativos para os estados vizinhos e Governo Federal e que por hora, Santa Catarina está abastecida de mantimentos.

Com relação aos recursos financeiros do Governo Federal, é necessário que o Governo do Estado decrete situação de emergência.

Jorginho informou ainda que governadores de outros estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul já entraram em contato, mas que na situação atual, não há a necessidade do envio de donativos. O Governo Federal também entrou em contato com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, se colocando à disposição.

O Governo Federal já está em atuação para dar passagem no trajeto da BR-101 que está obstruído por conta de uma cratera que se abriu em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

Alerta da Defesa Civil

Com relação ao alerta enviado pela Defesa Civil do Estado na tarde de ontem (16) e manhã de hoje (17), o governador afirmou que não houve falha da secretaria, pois não havia previsão de temporais para as regiões atingidas.

Segundo Coronel Fabiano, da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, “todo o trabalho em relação ao alerta foi realizado da forma certa. Todos os modelos utilizados pela Defesa Civil não indicavam os volumes de chuva que foram vistos em todo o estado de Santa Catarina, nem os demais meteorologistas que não são ligados à pasta da Defesa Civil.”

Sobre a constatação de que o novo sistema de SMS nos celulares seria o único, o secretário negou e informou que ao longo do dia, vários alertas foram emitidos, tanto no site da Defesa Civil como nas redes sociais, a partir das primeiras horas de quinta-feira.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.