Entenda o que causou chuva intensa em Santa Catarina
A previsão é de que a circulação marítima continue a influenciar o tempo em Santa Catarina
• Atualizado
Desde a madrugada desta quinta-feira (16), chuvas intensas atingem Santa Catarina — com volumes que representam até 70% da média mensal de janeiro. A ocorrência é causada pela circulação marítima, intensificada pelas condições geográficas da região, conforme explica a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC). Entenda abaixo!
Leia Mais
A circulação marítima, que ocorre quando ventos úmidos vindos do oceano se encontram com as áreas de relevo, criando um ambiente favorável à precipitação, é um fenômeno comum durante o verão. Entretanto, neste caso, a intensidade das chuvas foi mais acentuada.
“A atuação da circulação marítima sobre o Estado, combinada com as características geográficas da região, intensificou a precipitação, especialmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis”, explicou a Defesa Civil.
“O fenômeno, caracterizado por ventos úmidos que vêm do mar, tem provocado chuvas contínuas e fortes, o que contribui para a alta quantidade de água registrada até o início da tarde”, acrescenta à Secretaria.
Esse tipo de fenômeno, conforme a Defesa Civil, pode provocar um ciclo contínuo de chuvas que se prolongam ao longo do dia, o que exige atenção redobrada das autoridades e da população.
A previsão é de que a circulação marítima continue a influenciar o clima em Santa Catarina, e as condições de tempo instável podem persistir durante a tarde e noite desta quinta-feira.
A SDC segue monitorando a situação e emitindo alertas conforme necessário, destacando a importância de permanecer informado e preparado para eventuais mudanças climáticas inesperadas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO