Enchente em Blumenau e Rio do Sul: confira a situação do Rio Itajaí-Açu ao vivo
Pelo menos 60 municípios de Santa Catarina já foram afetados pela chuva
• Atualizado
Entre a sexta-feira (6) e o domingo (8), a condição de instabilidade volta a ganhar intensidade em Blumenau e em todo o Vale do Itajaí. O desenvolvimento e a atuação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina favorece a condição para chuva persistente de moderada a forte intensidade acompanhada de trovoadas. Há risco para temporais acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.
De acordo com as projeções iniciais da Defesa Civil de Santa Catarina, o cenário mais crítico indica que o nível do rio Itajaí-açu em Blumenau chegue a 12 metros entre o domingo e a segunda-feira (8 e 9/10). O painel do AlertaBlu mostra que, ao ficar acima do nível de 8 metros, o rio já fica em alerta máximo.
Por isso, a orientação das autoridades é de que as pessoas que tem imóveis até essa cota, se prepare para que se necessário acione os planos de contingência familiar.
Segundo informações do AlertaBlu, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí provoca uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, o que agrava ainda mais o potencial de inundação gradual. A Defesa Civil de Blumenau emitirá, a partir do crescimento do rio, uma previsão de nível do Rio Itajaí-Açu de duas em duas horas, com projeção para as próximas seis horas.
Confira a situação do Rio Itajaí-Açu ao vivo
Em Blumenau:
Em Rio do Sul:
- PM explica encerramento do uso de câmeras corporais em SC
- Operação cumpre 4 mandados em Joinville contra grupo envolvido em manipulação de futebol
- Saindo do forno: convênio entre Sebrae e Abip destina mais de R$ 5,9 mi para setor de padarias e confeitarias
- Luciano Hang recebe Jojo em SC com ‘Toddynho’; assista
- Filho de Faustão atualiza estado de saúde do pai: ‘Cada dia pode fazer um pouco mais’
Chuva em Santa Catarina
O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, o Cigerd, da Defesa Civil de Santa Catarina passou a operar no Nível 02 – Código Laranja – na tarde desta quinta-feira (5), em atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas.
De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, divulgado na noite desta quinta, Santa Catarina tem 60 municípios afetados pelas chuvas. São ocorrências, na grande maioria, de chuvas intensas, seguidas por deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, entre outras, como granizo e vendavais.
Até o momento 17 municípios emitiram decretos de situação de emergência: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogérrio, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO