Em coletiva, governador apresentará panorama das chuvas em SC
A previsão da Defesa Civil é que quase todas as regiões do estado sejam atingidas por chuvas acima da média
• Atualizado
O governador Jorginho Mello estará na sede da Defesa Civil de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (9) para uma entrevista coletiva, às 16h30. Jorginho apresentará o panorama das chuvas no estado para os próximos dias e a mobilização dos órgãos estaduais na proteção das pessoas.
A previsão da Defesa Civil é que quase todas as regiões do estado sejam atingidas por chuvas acima da média para o período até a próxima sexta-feira (11). O Governo do Estado afirma que segue trabalhando na mitigação dos possíveis impactos à população.
Serviço
- O quê: Em coletiva de imprensa, governador apresenta panorama das chuvas em SC
- Quando: quarta-feira, 9 de outubro, às 16h30
- Onde: Defesa Civil do Estado de Santa Catarina – Av. Ivo Silveira, nº 2320 – Capoeiras – Florianópolis
Leia também:
Defesa Civil de SC emite alerta de chuva intensa em quase todo estado; veja previsão
A previsão de chuva acumulada em diversas áreas de Santa Catarina está entre 100 e 200 mm, com os maiores volumes concentrados na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e áreas de encosta. Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Epagri/Ciram, um boletim emitido alerta para chuvas intensas em todas as regiões do estado a partir de quarta-feira (9), com previsão de continuidade até sexta-feira (11).
Defesa Civil de SC emite alerta de chuva intensa em quase todo estado; veja previsão
De acordo com o monitoramento meteorológico, a partir de quarta-feira, a combinação de um sistema de baixa pressão e a circulação marítima provocará chuvas persistentes e volumosas em Santa Catarina, especialmente nas regiões leste e centro do estado.
Na quinta-feira (10), há previsão de temporais isolados, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo, especialmente nas áreas do Grande Oeste. Na sexta-feira, a passagem de uma frente fria manterá as condições de chuvas volumosas.
Diante deste cenário, o governador Jorginho Mello determinou que as equipes de pronta resposta do Governo do Estado permaneçam em alerta para prestar auxílio à população, se necessário.
Riscos geológicos
Conforme a central de monitoramento da Defesa Civil, a chuva intensa aumenta o risco de deslizamentos de terra nas regiões serranas e áreas de encosta, com maior vulnerabilidade no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
“As regiões de Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis devem ficar em alerta máximo para possíveis enxurradas rápidas e inundações graduais nas bacias dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim, Tijucas e Cubatão. Devido à característica dessas bacias, os rios podem apresentar elevação brusca em um curto período de tempo, aumentando o risco de eventos extremos”, afirma a central de monitoramento da Defesa Civil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO