Em 24 horas, Palhoça registra 500 mm de chuva
De acordo com a Defesa Civil, os registros das últimas 24 horas indicam que vários municípios registraram níveis acima de 100 mm
• Atualizado
A região litorânea de Santa Catarina tem sido duramente atingida por chuvas volumosas desde a última quarta-feira (10), resultando em alagamentos e deslizamentos. Desde sábado até o início deste domingo (14), Palhoça já registrou 500 mm de chuva.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os registros das últimas 24 horas indicam que vários municípios registraram níveis acima de 100 mm.
No entanto, um episódio ocorreu na estação pluviométrica da concessionária ARTERIS S.A., em Palhoça, na enseada do Brito, às margens da BR 101 – Morro dos Cavalos. Entre a meia-noite e as 5h deste domingo (14), Palhoça registrou cerca de 215 mm de chuva, aproximadamente o dobro do volume esperado para todo o mês de abril em apenas algumas horas.
Segundo o relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da SDC, sete municípios da Grande Florianópolis relataram uma série de ocorrências, incluindo Palhoça, Florianópolis, São João Batista, São José, Biguaçu, Garopaba e Antônio Carlos.
O que fazer quando for surpreendido por uma chuva forte em diferentes locais?
Com informações de O Tempo
Ao caminhar pela rua e notar que uma chuva forte se inicia, imediatamente procure um abrigo seguro e coberto, como comércios ou prédios, e que estejam em locais mais elevados para tentar fugir de possíveis inundações. Evite ficar embaixo de árvores, próximo de postes de luz ou ficar em uma área aberta, pois estes são os locais mais propícios para descargas elétricas.
Outra recomendação é de nunca tentar andar em lugares alagados, pois não é possível saber a real profundidade e você pode acabar se afogando, além de correr o risco de uma contaminação por estar em contato direto com a água suja. Além disso, durante a chuva, a força da água pode te arrastar, apenas 15 cm de altura de água é o suficiente para arrastar uma pessoa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO