Defesa Civil emite aviso especial por influência de ciclone no mar em Santa Catarina
O aviso especial detalha que o risco é muito alto nas áreas em vermelho e alto nas áreas em laranja
• Atualizado
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial devido à atuação de um ciclone em alto mar que provoca agitação marítima, trazendo condições para mar grosso e ressaca no Litoral Sul, entre a terça (28) e a quarta-feira (29).
Conforme a Defesa Civil, as ondas de sul a sudeste ficam entre 3,5 e 4,5 metros próximo à costa. Já na Grande Florianópolis, o mar fica muito agitado e são esperadas ondas de sul a sudoeste, entre 2,5 e 3,5m.
Segundo o órgão, são esperadas nestas regiões fortes rajadas de vento em alto mar e áreas costeiras, entre 50 e 70 km/h.
O aviso especial detalha que o risco é muito alto nas áreas em vermelho e alto nas áreas em laranja para atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e erosão costeira.
Leia Mais
- Ponto & Contraponto recebe superintendente do DNIT/SC neste sábado
- Veja imagens do momento em que vítima do caiaque é resgatada em Lages
- Veja o que diz o Corinthians sobre acidente envolvendo Garro
Previsão do tempo para Santa Catarina
Quarta-feira (29)
Na quarta-feira (29), tempo firme em todas as regiões, por influência da massa de ar seco e frio. Somente as áreas do Grande Oeste e Planalto Sul ainda amanhecem com maior nebulosidade, que diminui no decorrer do dia. Em função da maior cobertura de nuvens na madrugada, a condição de geada se restringe apenas à áreas do Planalto Norte e com fraca intensidade.
Conforme a Defesa Civil, as mínimas variam de 2°C a 8°C nos planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as mínimas variam de 8°C a 13°C. À tarde, máximas de 6°C a 13°C no Planalto Sul e Meio-Oeste e de 12°C a 16°C no Oeste, Extremo Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e Planalto Norte. No Litoral, as máximas entre 18°C e 23°C. Devido ao frio intenso, há risco baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.
O vento varia de sudoeste a sudeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos. Nas demais regiões, ventos fracos.
O mar fica muito agitado a grosso, com ondas, geradas pelo ciclone em alto mar, de direção sul/sudeste entre 3 e 4 m e picos de até 4,5 – 5,0 m afastadas da costa, entre o Litoral Sul e Florianópolis, com risco alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca. No Litoral Norte ondas de 2 a 2,5 m.
Quinta-feira (30)
A quinta-feira (30) será de tempo firme e ensolarado em toda SC, por influência da massa de ar seco e frio. No amanhecer faz frio em todas as regiões e as temperaturas mínimas variam entre 0 e 6°C no Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale, ficando ainda mais baixas na Serra onde podem ser registrados valores negativos. Nessas áreas, há condições para formação de geada de variada intensidade.
Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 13°C. Com o ar seco e o predomínio do sol, as temperaturas se elevam mais à tarde e as máximas variam entre 9°C e 15°C nos pontos mais altos da Serra e no Planalto Norte na Serra e de 16°C a 21°C nas demais regiões.
O risco segue baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, na madrugada e amanhecer. Vento apresentando fraca intensidade apresenta direção variável entre sudeste e sul.
A agitação marítima diminui em todo litoral, com ondas de sudeste entre 2 e 2,5 m de altura e picos de até 3,0 m na madrugada entre o Litoral Sul e Florianópolis com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Sexta-feira (31)
Na sexta-feira (31), a massa de ar seco segue mantendo a condição de tempo estável no estado. O resfriamento noturno por perda radiativa deve favorecer a formação de neblinas/nevoeiros durante a madrugada, que dissipam ao longo do período da manhã, dando lugar ao predomínio de sol em todas as regiões.
Conforme a Defesa Civil, há condição para formação de geada em algumas regiões, especialmente do Planalto Sul e Meio-Oeste onde as temperaturas ainda variam de 0°C a 5°C (pontualmente menores).
No litoral, temperaturas entre 9°C e 14°C, mantendo risco baixo para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, na madrugada e amanhecer.
Durante a tarde, as temperaturas seguem apresentando elevação com marcas entre 13°C e 17°C entre os planaltos e Litoral Sul e de 16°C a 22°C nas demais áreas. Os ventos devem apresentar fraca intensidade, sendo predominantes de nordeste. O mar volta a ficar pouco agitado com ondas de leste/sudeste entre 1,0 e 1,5 m.
Final de semana
Entre sábado (01) e domingo (02), a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do estado, com condições favoráveis para formação de nevoeiros na madrugada e predomínio de sol durante o dia.
O frio segue entre as noites e madrugadas, mas perde intensidade. À tarde, as temperaturas já oscilam entre 23°C e 26°C, especialmente no domingo em áreas do Extremo Oeste, Oeste e ao longo do litoral.
- Quem é a brasileira considerada a pessoa mais velha do mundo após morte de japonesa
- Morre, aos 116 anos, Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo
- Mutirão em Lages leva 14 mil telhas a famílias atingidas por temporal
- Veja qual a idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025
- Mais de 3 mil pessoas foram afetadas pelo temporal em Lages, segundo Defesa Civil
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO