Defesa Civil emite alerta de chuva forte e alagamentos em Joinville
A orientação é que a população fique atenta ao risco de inundações
• Atualizado
A Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte e alagamentos em Joinville, entre esta quinta-feira e a sexta-feira (16 e 17). A orientação é que a população fique atenta ao risco de inundações associadas à circulação marítima.
Leia Mais
Nesta quinta-feira (16), a previsão indica a maré de 1,6 metro às 17h40. O aumento no nível do mar, associado com fortes chuvas, pode causar alagamentos em algumas regiões da cidade.
Em caso de temporais, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado e não atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Além disso, a orientação é evitar piscinas, rios e praias; redobrar cuidados próximo a áreas de encostas; e ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes, pois elas podem indicar risco de deslizamento de terra.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.
Leia também:
Chuvas provocam alagamentos em Itapema; prefeitura emite alerta
A Prefeitura de Itapema, município do estado de Santa Catarina, emitiu um boletim nesta quinta-feira (16) alertando sobre os alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Diversos bairros registraram acúmulo de água, com os bairros Ilhota e Alto São Bento sendo os mais afetados.
Outras áreas, como as marginais da BR-101, e bairros como Morretes, Jardim Praia Mar, Tabuleiro, Várzea, Casa Branca e Sertãozinho, também enfrentaram sérios problemas devido ao grande volume de chuva.
O Morro do Encano teve deslizamentos de terra e está enfrentando problemas significativos. O acesso à área está interditado, e a situação ainda está sendo monitorada pelas autoridades locais.
Além disso, o CMEI Alto São Bento (Polo) teve suas atividades suspensas devido à entrada de água nas instalações. A Secretaria de Educação orienta os pais a buscarem as crianças no local para garantir a segurança de todos.
Para auxiliar as famílias afetadas, um abrigo provisório está sendo montado no Salão da Capela Cristo Rei, no bairro Morretes, para acolher os moradores que precisaram deixar suas casas devido às inundações.
Até o momento, as unidades de saúde continuam funcionando normalmente, apesar de algumas ruas de acesso estarem alagadas. As equipes de saúde estão recebendo pacientes, mas o transporte de pacientes foi suspenso devido às condições das vias, dificultando o deslocamento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO