Cotidiano Compartilhar
Em alerta

Defesa Civil anuncia fechamento de comportas das barragens de Taió e Ituporanga

De acordo com a secretaria, a ação se faz necessária para diminuir a vazão dos rios neste período de fortes chuvas

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Defesa Civil/Divulgação.
Foto: Defesa Civil/Divulgação.

Na manhã desta quinta-feira (16), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado informando o fechamento das comportas das barragens de Taió e Ituporanga. A medida foi tomada em virtude do Aviso Meteorológico sobre o risco alto de inundações, enxurradas e alagamentos na região do Alto Vale do Itajaí entre esta quinta (16) e sábado (18).

Nesta manhã (16), às 7h50, foram fechadas as 7 comportas e o canal extravasor da Barragem Oeste (Taió) e as 4 comportas da Barragem Sul (Ituporanga).

De acordo com a Defesa Civil, o fechamento das comportas se faz necessário para diminuir a vazão dos rios nesse período de fortes chuvas.

Nota Hidrometeorológica

Conforme divulgado pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram, os próximos dias serão marcados por instabilidade no Estado, com chuva intensa e temporais frequentes, associadas a áreas de baixa pressão, atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a passagem de um sistema frontal.

No período, são esperados acumulados de chuva entre 150 a 250 mm no Planalto Sul, 120 a 180 mm no Litoral Sul, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 100 a 150 mm entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Litoral Norte e o Planalto Norte, os acumulados médios esperados variam de 50 a 80 mm. Todas as regiões, especialmente as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, podem registrar volumes pontualmente maiores.

Vale ressaltar que o período mais chuvoso deve ocorrer entre a sexta-feira (17) e o sábado (18). Há risco alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.

Situação Hidrológica

Nesta quinta-feira (16) já foram registrados volumes significativos de chuva, principalmente nas regiões do Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

Ao longo dos próximos dias, ainda são esperados altos volumes de chuva, que devem causar elevação dos rios em praticamente todas as bacias do estado, principalmente entre a sexta (17) e sábado (18), com possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e de inundações graduais, sobretudo nas bacias que compõem as regiões do Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Grande Oeste, com destaque às áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, onde o risco é muito alto.

Já nas regiões das bacias hidrográficas do Planalto Norte e Litoral Norte o risco é alto para alagamentos, enxurradas e inundações graduais.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.