Defesa Civil alerta para novos temporais em SC
O tempo segue instável em Santa Catarina nos próximos dias, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis
• Atualizado
O mês de janeiro terminou com temporais, queda de granizo e registro de nuvem funil em Santa Catarina, conforme nota meteorológica divulgada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (DC) neste domingo (1º). E, segundo a DC, Santa Catarina está em alerta para novos temporais.
De acordo com o órgão, a instabilidade foi provocada pela combinação de calor intenso, alta umidade e atuação de uma área de baixa pressão, o que favoreceu a formação de tempestades em diferentes regiões do estado, principalmente entre a tarde e a noite de sábado (31).
Granizo em Santa Catarina
Segundo a Defesa Civil, houve registro de granizo em municípios do Vale do Itajaí, como Luiz Alves e Apiúna, onde as pedras de gelo chegaram a se acumular no solo. As tempestades, de acordo com a DC, também foram acompanhadas de chuva intensa, rajadas de vento e grande incidência de descargas elétricas.
No interior de Bom Retiro, no Planalto Sul catarinense, foi observada a formação de uma nuvem funil, fenômeno caracterizado por uma rotação do ar na base da nuvem. Conforme a DC, a nuvem não tocou o solo, o que descarta a classificação como tornado.

Entenda o que causou os temporais em Santa Catarina
A Defesa Civil explica que o cenário atmosférico foi favorecido pela variação da velocidade e da direção dos ventos em diferentes níveis da atmosfera. Esse fator, aliado ao calor e à umidade, contribuiu para a rápida intensificação das tempestades registradas no fim do mês.
Santa Catarina segue em alerta para novos temporais
A DC alerta que o tempo segue instável em Santa Catarina nos próximos dias. Há previsão de temporais isolados, com possibilidade de chuva intensa, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
A Defesa Civil confirma o risco de alagamentos, enxurradas, queda de árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica, exigindo atenção redobrada da população.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO