Cotidiano Compartilhar
Chuvas no Vale

Confira como está a situação das chuvas nas cidades do Vale do Itajaí

Desde essa madrugada (04), Santa Catarina vem registrando inúmeras ocorrências relacionadas as chuvas no Estado

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Corpo de Bombeiros de Botuverá/Divulgação.
Foto: Corpo de Bombeiros de Botuverá/Divulgação.

E as piores previsões se concretizaram. Desde essa madrugada (04), Santa Catarina vem registrando inúmeras ocorrências relacionadas as chuvas no Estado. Em todas as cidades, a Defesa Civil está em alerta máximo e a população também. Confira como está a situação em algumas cidades do Vale do Itajaí.

Em Pomerode

Foto: Prefeitura de Pomerode/Divulgação.

Nas últimas 12h, Pomerode registrou 86,2 milímetros de chuva. No momento, o nível do Rio do Testo é de 4,56 metros. Seu nível normal é 70 centímetros.

Em alguns pontos da cidade, como no Ribeirão Souto, Testo Central Alto e Testo Central, o rio transbordou em áreas alagáveis. A rua dos Atiradores está interditada em um trecho por conta das chuvas.

Já no Wunderwald, foram registradas quedas de árvores na rede de alta tensão. O trecho já está liberado, mas é preciso atenção dos motoristas por conta da fiação que será recolocada pela Celesc.

São esperados de 60 a 80 milímetros por dia, entre 04 e 08 de outubro. A situação é de alerta, mas controlada.

A Defesa Civil de Pomerode está disponível 24h para atender a população. Qualquer ocorrência, basta entrar em contato pelo (47) 3387-7268 ou pelo (47) 99280-4451.

Em Brusque

Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação.

Nas últimas 24 horas Brusque registrou 102,36 milímetros de chuva. Até o momento, houve 42 ocorrências espalhadas por diversas regiões do município. As mais comuns são os deslizamentos em residências. Ao todo, são quatro pessoas desabrigadas e cinco pessoas desalojadas.

Edevilson Cugik, agente da Defesa Civil de Brusque, explicou que o rio Itajaí Mirim deve transbordar novamente entre o final desta noite e o início da madrugada de quinta-feira (5), sem, contudo, ultrapassar os limites do canal extravasor (Beira Rio). A expectativa é que o tráfego seja restabelecido na via até o final da manhã seguinte.

Foram registradas as quedas de duas barreiras no bairro Azambuja, uma no Rio Branco e outra na Serra do Moura. Todos os locais já foram desobstruídos.

A avenida Beira Rio está interditada em ambos os lados, por precaução. Também foram mantidos alguns semáforos da cidade intermitentes para permitir o fluxo de trânsito da melhor forma possível. “Em certos pontos, a GTB será destacada para controlar a situação, mas, inicialmente, o maior desafio está nos acessos à Beira Rio. Muitos condutores estão ignorando os bloqueios”, destacou o diretor de Trânsito, Renato Bianchi.

Em Timbó

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, choveu cerca de 120mm desde a madrugada. A previsão é que chova entre 20 e 30mm ainda hoje. Uma trégua está prevista para a quinta-feira (05). Mas chuvas constantes e volumosas em todo o Vale Europeu intensificam-se no final de semana entre sexta-feira e domingo.

Até o momento, houveram alagamentos em pontos baixos do município e duas ocorrências de desbarrancamento. Em uma delas, o barranco atingiu duas casas no Bairro Tiroleses, próximo a Unidade de Saúde do bairro. As duas residências foram interditadas. Uma criança de pouco mais de um ano que estava em uma das residências foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Oase.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de seu secretário Alfroh Postai, informa que mantém normalmente as aulas até amanhã (05). Caso o tempo piore, um comunicado de suspenção das aulas será enviado por todas as escolas aos pais via Whatsapp e informado nas redes sociais oficiais prefeitura, das escolas e para a imprensa local.

A Prefeitura está abrindo o abrigo para mobiliário na Associação dos Servidores Públicos Municipais, localizado na rua Tiroleses, 667, bairro Tiroleses. Um abrigo para pessoas também está funcionando na Associação de Moradores no bairro das Nações, na rua Inglaterra. Até o momento, não houve a necessidade do uso dos abrigos.

Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Em Indaial

Foto: Prefeitura de Indaial/Divulgação.

Na manhã desta quarta (04) foi acionado em Indaial, no Corpo de Bombeiros Voluntários, o GRAC (Grupo de Respostas e Ações Coordenadas), composto por órgãos de segurança pública e agentes de diversas secretarias. Com a previsão de chuva intensa e volumosa até domingo (08), o objetivo é monitorar e agilizar o atendimento frente a possíveis ocorrências no município. Em caso de necessidade, a comunidade pode entrar em contato pelo 199.

Somente nas últimas 24 horas, já choveu em Indaial 56 mm. O nível do Rio Itajaí-Açu em Indaial, às 18h, era de 5,46m: situação Alerta.

A rua Sete de Setembro e a Avenida Carlos Schroeder foram interditadas.

A Secretaria de Saúde de Indaial informou que os atendimentos na Unidade de Saúde Adele Kuehl estarão suspensos nesta quinta (05), e sexta (06). Os usuários que necessitarem de atendimento poderão se dirigir à Unidade Dr. João José Candido da Silva, na rua Piratuba, nº 350, bairro Rio Morto, onde o médico da equipe do Arapongas irá atender.

Com o aumento do nível dos rios, inclusive do Ribeirão Arapongas, a Secretaria de Educação de Indaial informou que estão canceladas nesta quinta (05) e sexta (06) as aulas na EBM Arapongas e na UEI Arapongas. Por precaução, os móveis e demais equipamentos dos espaços já foram retirados.

Nas demais instituições da rede municipal de ensino as aulas estão mantidas. A SED segue monitorando a situação e qualquer alteração no atendimento irá informar a comunidade.

Em Blumenau

Foto: Divulgação.

De acordo com a nova projeção da Defesa Civil, o nível do Rio Itajaí-Açú deve atingir os 9,50 metros por volta das 5h da manhã de quinta-feira (05).

Como a tendência é de uma trégua na condição de chuva a para a quinta-feira, a probabilidade é de que o rio estabilize e aos poucos diminua a condição de elevação. No momento, o rio se encontra na condição de 7,51m.

As secretarias municipais estão de prontidão atendendo as ocorrências e prestando o atendimento necessário à comunidade. Seguindo o protocolo de contingência, o primeiro abrigo, localizado na rua Cidade de Salvador, nº 89, na Itoupava Norte está ativado e no momento abriga três pessoas.

Até o momento, o município registrou um volume de chuva médio de 90 mm desde o início da chuva na madrugada. Enquanto isso, a Defesa Civil atendeu o número de 67 ocorrências, sendo 43 deslizamentos de terra, 14 análise de risco, 4 alagamentos e 3 quedas de árvores.

As aulas no município estão mantidas nesta quinta-feira (05).

Em Gaspar

Gaspar está em estado de atenção devido ao nível do Rio Itajaí-Açu e ao risco de enchentes na cidade. Na medição realizada às 18h desta quarta-feira (04), a régua aponta 4,25 metros. A partir de 6,20 metros, a água pode começar a invadir as vias. Um abrigo no bairro Santa Terezinha será aberto para receber a população afetada. As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas monitorando e auxiliando a população. Qualquer emergência deve ser informada pelo telefone 199.

A Comunidade Santa Terezinha, localizada na rua Barão do Rio Branco, estará disponível para a população. Equipes da Secretaria de Assistência Social e voluntários da Defesa Civil receberão a população com comida, roupas, banheiros, produtos de higiene e limpeza, e locais para descansar ou dormir.

Nas últimas 24 horas, o município de Gaspar registrou um volume de aproximadamente 90mm de chuva.

Entre as primeiras ruas que podem ser afetadas por uma possível enchente estão: ruas Petúnia e Costa Rica com 6,20 m, Avenida Hilberto Gaertner com 6,253 m, rua Sertão Verde com 6,344 m, rua Lino com 6,571 m e rua Maestro Egon Bohn com 6,580 m. As demais vias podem ser encontradas na listagem abaixo ou através do site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/mapas/cotas-de-enchente.

Em Botuverá

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

A prefeitura do município informou que em virtude do alto nível de chuvas, e o estado de atenção comunicado pela Defesa Civil do Estado as aulas estaduais e municipais foram suspensas até segunda ordem. A cidade segue em alerta para prevenir intercorrências maiores.

O Corpo de Bombeiros da cidade registrou duas ocorrências. Uma na rua Henrique Vanelli, no Centro de Botuverá, onde a via foi interditada. No loca uma ponte que dá acesso à casa de aproximadamente 26 família ficou submersa. No bairro Águas Negras, a Defesa Civil foi acionada até o Bracinho para verificar a situação de um alagamento. A residência de uma família foi desocupada, a água já chegava à garagem quando eles saíram do local.

Em Rodeio

As aulas do município foram suspensas nesta quarta-feira (04). A decisão foi tomada para garantir a segurança dos alunos e funcionários. Ainda não há atualizações sobre as aulas desta quinta-feira (05). Em caso de qualquer ocorrência relacionada ao clima, contato da Defesa Civil é pelo número (47) 93505-9612.

A cidade está em alerta para situações como destelhamentos, danos à rede elétrica, alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.