Com ciclone em formação, Morro das Pedras corre risco de desmoronamento
A formação de um ciclone extratropical preocupa a Defesa Civil de Florianópolis em relação à erosão no Morro das Pedras
• Atualizado
A formação de um ciclone extratropical preocupa a Defesa Civil de Florianópolis em relação à erosão no Morro das Pedras. As chuvas previstas devem deixar o mar agitado.
De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil, a atuação do sistema de baixa pressão deixa o mar agitado ao longo da noite de sábado (19) e durante todo o domingo (20). Ondas do quadrante leste, com altura até 3 m e picos ultrapassando este valor podem ocorrer no Litoral Sul.
Na Grande Florianópolis, ondas de altura de até 2,5 m podem ser observadas. Assim, o risco para ocorrências relacionadas a mar agitado é alto no Litoral Sul e moderado na Grande Florianópolis.
Situação Morro das Pedras
Desde o dia 8 de maio, moradores do Morro das Pedras em Florianópolis sofrem com fortes ressacas e convivem com o medo de que as casas desabem.
A liminar havia sido indeferida em primeira instância pelo Juiz da 6ª Vara Federal de Florianópolis, Marcelo Krás Borges. “Depois disso, recorremos ao TRF4 e conseguimos a reforma da decisão”, explica o advogado do morador, Cláudio Farenzena. Na decisão, Favreto destaca que, “a critério da municipalidade, tais medidas poderão ser estendidas às demais residências afetadas na mesma região, mesmo que não sejam objeto do presente recurso nem do processo de origem, mas por medida de isonomia, economicidade e atendimento ao interesse coletivo e público”.
“O que parece seguro afirmar, por ora, é que a única moradia do agravante corre risco concreto de desabamento, sem que tenha sido possível uma solução até então para o problema apenas com ações dos moradores. Isto é, o direito à moradia e à segurança do agravante encontra-se em risco enquanto perdurar a omissão do Poder Público”, afirma o desembargador em sua decisão.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO