Tempo Compartilhar
debaixo d'água

Cidades de SC enfrentam alagamentos e risco de deslizamentos devido às chuvas

As fortes chuvas também causaram alagamentos em Balneário Camboriú

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Imagem: Redes socias
Imagem: Redes socias

O amanhecer desta quinta-feira (16) foi marcado por chuvas fortes e alagamentos em algumas cidades de Santa Catarina. Balneário Camboriú e Itajaí, em particular, registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas seis horas.

De acordo com Marinho Stringari, da Defesa Civil de Itajaí, desde a madrugada, as equipes estão monitorando as áreas de risco, especialmente nas encostas. O solo já estava muito molhado por causa da chuva diária, e, com a chuva mais forte de repente, um sistema de baixa pressão se formou rapidamente, o que é comum no verão. Esse sistema ficou estacionado em frente ao litoral, mantendo a chuva forte por um curto período e causando alagamentos e aumentando o risco de deslizamentos nas encostas.

As equipes da Defesa Civil estão acompanhando essas áreas de risco, com atenção especial aos pontos de alagamento na cidade. Caso alguém tenha problemas, pode ligar para os números 199 ou 193. Em Itajaí, as últimas 12 horas registraram mais de 35 mm de chuva.

A previsão é que a chuva comece a diminuir a partir das 10h, o que deve ajudar a aliviar os alagamentos. Porém, o risco de deslizamentos ainda existe, pois o solo está saturado pela chuva, especialmente nas últimas 12 horas.

Problemas nas Unidades de Saúde de Itajaí

A Secretária de Saúde de Itajaí, Dra. Milene Lavado, também se pronunciou sobre os impactos das chuvas nas unidades de saúde da cidade. A forte chuva durante a noite causou alagamentos em várias unidades, incluindo o SIS, devido à estrutura predial debilitada, especialmente nos telhados.

Dra. Milene pediu paciência e compreensão da população enquanto as equipes de manutenção emergencial trabalham para resolver os problemas.

Imagens da rua Peru esquina com a Paquistão, em Balneário Camboriú

Alagamento em Balneário Camboriú

As fortes chuvas também causaram alagamentos em Balneário Camboriú, com a Avenida Panorâmica sendo interditada devido aos danos. Outros pontos críticos da cidade estão sendo monitorados e sinalizados pelas equipes de trânsito. O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado, e as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão atuando em conjunto para garantir a segurança da população.

Na Rua Picapau, uma família precisará ser realocada devido à situação crítica da área. Agentes de trânsito estão atuando na sinalização das vias alagadas.

Imagens do bairro Nação, em Balneário Camboriú

Recomendações à População

Diante do cenário de chuvas e alagamentos, a recomendação é que a população de Balneário Camboriú evite sair de casa, se possível, enquanto as chuvas persistirem. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos seguintes números:

  • 153 ou 199 (Defesa Civil)
  • 193 (Corpo de Bombeiros)
  • 190 (Polícia Militar)

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.