Cotidiano Compartilhar
Tempo

Cidade de SC bate recorde de temperatura no último dia de verão

O dia marcou a maior temperatura de 2023

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Eraldo Schnaider / Prefeitura de Blumenau
Foto: Eraldo Schnaider / Prefeitura de Blumenau

O verão se despediu com recorde de temperatura em Blumenau, no Vale do Itajaí. Conforme o AlertaBlu, na última segunda-feira (20), a data mais quente de 2023 até o momento.

O último dia da estação registrou o recorde de 38,1°C, às 15h45 da tarde na estação do Parque Ramiro Ruediger.

O verão começou em 21 de dezembro de 2022 no hemisfério sul e se encerrou na última segunda, dando vez a chegada do outono, que segue até 21 de junho, quando tem início o inverno.

Verão foi marcado pelas chuvas

O verão terminou como o terceiro mais chuvoso desde 2014, tendo registrado o volume médio para a estação de 225 mm.

Conforme dados do AlertaBlu, dos 90 dias da estação, em 64 destes, houve registro de chuva.

O fenômeno La Niña no oceano Pacífico Equatorial não teve grande influência, os efeitos foram atenuados durante a maior parte da estação devido à atuação de outros fenômenos.

Estes fenômenos foram responsáveis por favorecer um trimestre com chuva frequente e volumes pluviométricos acima da normalidade que é de 178 mm em média.

Início do outono

Apesar do fim do verão e início do outono, a previsão meteorológica do AlertaBlu indica que até o fim do mês de março a condição típica de verão predomina sobre a região de Blumenau devido a atuação de um bloqueio atmosférico posicionado sobre centro-sul da América do Sul. Essa condição vai manter as altas temperaturas com condição para ocorrência de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas, sobretudo durante as tardes.

A tendência é que somente a partir da primeira quinzena de abril ocorrerá a instalação do outono climático, período que a freqüência da chuva diminui, quando as primeiras massas de ar frio começam a ingressar sobre a Região Sul do Brasil. Entretanto, ao longo de abril e maio de 2023, a precipitação ficará mais irregular e com acumulados menores em relação às médias climatológicas, conforme indicam os modelos numéricos de previsão climática.

Com relação às temperaturas, a tendência é de que a temperatura fique ligeiramente acima da média climatológica para época. O outono de 2023, será marcado por dias com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), ou seja, os dias devem amanhecer com temperaturas mais baixas e ter as tardes ainda aquecidas.

Além disso, é comum durante a estação a ocorrência de veranicos, que são quando ocorrem dias consecutivos de temperatura acima da média dentro do período mais frio, principalmente nos meses de maio e junho.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.