Ciclone provoca ventos fortes de até 100 km/h em SC; veja quando e regiões
Segundo a Defesa Civil, entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12) um ciclone extratropical se aproxima de Santa Catarina
• Atualizado
Fortes rajadas de vento entre terça-feira e quarta-feira (9 e 10), provocadas pela chegada de um ciclone extratropical, podem chegar em até 100 quilômetros por hora na faixa laranja do mapa, regiões ao Norte, Litoral e Sul catarinense (confira no vídeo). A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o ciclone.
Na faixa amarela, ventos podem alcançar de até 80 quilômetros por hora (confira no vídeo).
As temperaturas também serão mais baixas em todo o estado. Em Florianópolis a máxima não passa de 17ºC. Joinville tem máxima de 18ºC . E Blumenau tem mínima de 12 ºC de 16ºC. Já em Lages, a mínima é de 8ºC e máxima de 10ºC.
Ao Sul, Criciúma tem de 14ºC e no Oeste, Chapecó tem mínima de 11ºC e máxima de 14ºC .
Confira as regiões que o vento deve atingir no vídeo:
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Defesa Civil de SC alerta para ciclone extratropical
Segundo a Defesa Civil, entre quarta-feira (10) e sexta-feira (12) um ciclone extratropical se aproxima de Santa Catarina e segue em direção ao oceano. Nesta segunda-feira (8), há instabilidade com nuvens, chuvas e trovoadas por todo o estado, durante o dia e a noite. A temperatura deve permanecer entre 18ºC e 20ºC. No Litoral e Vale do Itajaí, tempo nublado. Já no Sul do Estado, o dia deve ser de chuvisco, conforme o meteorologista, Piter Scheuer.
O meteorologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Marcelo Martins, afirma que o ciclone se forma no do Sul do Brasil, na altura do litoral de Santa Catarina. “Por isso que nos afeta tanto nas condições de tempo, mar e vento”.
O tempo segue instável com chuvas e rajadas de vento na terça-feira (9), já com influências do ciclone extratropical. O risco é alto para ocorrências relacionadas à chuva, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. Já em relação aos ventos, o risco para ocorrências é moderado a alto.
Na quarta-feira (10), o dia amanhece com instabilidade e chuva em todo o estado, mas deve melhorar ao longo do dia, uma vez que o ciclone se desloca em direção ao mar. Já no Litoral os ventos devem chegar a rajadas de 80 a 100 km/h, justamente pela aproximação do ciclone da costa. O centro de alta pressão deve favorecer chuvas mais significativas, com volume próximo a 100 mm, o que pode gerar alagamentos e deslizamento de terra nas áreas de encostas.
Já na quinta-feira (11), o tempo melhora em Santa Catarina e chega a ter sol ao longo do dia. Nos próximos dias da semana, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação do mar e à ressaca em todo o litoral do estado.
Confira a reportagem:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO