Tempo Compartilhar
Tempo

Ciclone extratropical no Paraná: fenômeno atinge o estado nos próximos dias

Ciclone extratropical atinge o Paraná nesta semana

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa | Banco de imagem gratuito
Imagem ilustrativa | Banco de imagem gratuito

Um ciclone extratropical deve atingir o Paraná nos próximos dias, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A partir da próxima sexta-feira (10), o avanço do ciclone extratropical vem acompanhado de uma frente fria.

Conforme o órgão, o ciclone extratropical pode causar o aumento de ventos no decorrer do dia em diversas regiões do Paraná.

A temperatura no Paraná seguira alta, mesmo com a chegada da frente fria. O Simepar prevê também que, do dia 10 ao dia 15 de maio, há previsão de chuva nas regiões mais próximas de Santa Catarina.

Ciclone extratropical deve se formar na madrugada

O ciclone extratropical se formará na madrugada desta quarta-feira (8), na região da costa da Argentina.

Conforme o Climatempo, a região está sob risco de ventos acima de 85 km/h e fortes chuvas.

A frente fria no decorrer do dia aumenta a instabilidade para chuvas no Paraná. A previsão é de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas

com informações de SBT News

O que é um ciclone extratropical?

Um ciclone extratropical é um grande sistema de baixa pressão que se forma em latitudes médias e altas, fora das regiões tropicais. Ele é caracterizado por fortes tempestades, ventos intensos e precipitações significativas, podendo trazer diversos impactos para as áreas afetadas.

Como se formam os ciclones extratropicais?

A formação desses ciclones está intimamente ligada à diferença de temperatura entre massas de ar quente e frio. Essa diferença de temperatura gera instabilidade na atmosfera, impulsionando a formação de áreas de baixa pressão. Frentes frias também podem contribuir para o desenvolvimento de ciclones extratropicais.

Características dos ciclones extratropicais:

  • Baixa pressão no centro: A pressão atmosférica no centro do ciclone é significativamente menor do que nas áreas ao redor, o que gera a circulação dos ventos.
  • Ventos intensos: Os ventos giram em torno do centro do ciclone, podendo alcançar velocidades consideráveis, especialmente nas áreas mais próximas do centro.
  • Precipitações: Chuvas fortes, neve e granizo podem ocorrer associados ao ciclone extratropical, dependendo da temperatura e da umidade do ar.
  • Frente de rajada: Uma linha de tempestades intensas, geralmente associada à borda frontal do ciclone, pode trazer rajadas de vento fortes, queda de granizo e até tornados.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.