Cotidiano Compartilhar
Tempo

Chuvas em Palhoça superam 5 vezes o esperado para o mês abril em apenas 4 dias

A chuvas em Palhoça alcançaram a marca de 666 mm, em quatro dias, conforme dados da estação pluviométrica da Arteris Litoral Sul, divulgadas pela Defesa Civil

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/Defesa Civil de Palhoça
Foto: Divulgação/Defesa Civil de Palhoça

As chuvas em Palhoça ultrapassaram a precipitação esperada. De quarta-feira (10) até domingo (14) o total registrado pela estação pluviométrica soma 666 mm, sendo cerca de cinco vezes o esperado para o mês de abril em apenas quatro dias, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC).

Os números foram registrados em estação pluviométrica da Arteris Litoral Sul, na localidade de Enseada de Brito, a mais próxima do Morro dos Cavalos.

A região litorânea tem enfrentado chuvas persistentes e volumosas desde a última quarta-feira (10). Na noite de sábado (13), a região mais atingida por alagamentos e deslizamentos foi a Grande Florianópolis.

Chuvas em Palhoça superam 500 mm no final de semana

Em Palhoça, entre sábado e o início deste domingo foram registrados 500 mm, volume quatro vezes maior do esperado para todo o mês de abril. Segundo a Defesa Civil, os acumulados entre sábado (13) e domingo (14) mostram que foram vários os municípios que registraram volumes acima de 100 mm.

Segundo a Defesa Civil, além disso, uma estação pluviométrica particular da concessionária Arteris Litoral Sul, registraram o volume das chuvas em Palhoça. A estação fica na localidade da enseada do Brito, na BR-101, região do Morro dos Cavalos, e também registrou cerca de 215mm entre a meia-noite e às 5h de domingo (14).

Os números pluviométricos das chuvas em Palhoça correspondem a cerca de duas vezes o esperado para o mês de abril em um curto período de tempo. Entre sábado e o início deste domingo foram registrados 500 mm.

Relevo influencia na localização das chuvas em Palhoça, na região do Morro dos Cavalos

De acordo com o órgão, o volume de chuva extremo, mostra como a influência local da orografia influencia as regiões de chuva volumosa em eventos de circulação marítima no litoral.

“A orografia da região, ou seja, o relevo, influencia para que as chuvas volumosas vindas do mar não transpassem as localidades com maior altitude, se concentrando no litoral do estado”, declarou Matheus Klein Flach, gerente Territorial e Urbano da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), ao falar sobre as chuvas em Palhoça.

Pelo menos 7 municípios foram afetados pelas chuvas

Segundo o Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desatres da SDC, às 11h00 deste domingo (14/04), sete municípios da Grande Florianópolis relataram ocorrências diversas, são eles: Palhoça, Florianópolis, São João Batista, São José, Biguaçu, Garopaba e Antônio Carlos. 

  • chuvas em Plahoça

De acordo com informações provenientes das estações meteorológicas oficiais da EPAGRI, INMET e CEMADEN, nos últimos quatro dias foram registrados mais de 200 mm de chuva em áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis. Destacam-se valores pontuais, como os 325 mm em Praia Grande e os 377 mm em Garopaba.

  • chuvas em palhoça

Alagamentos, bloqueio de vias, deslizamento e desabamento de muro após fortes chuvas

Segundo a Defesa Civil, em São João Batista, moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros Militar nas localidades de: Fernandes Cardoso, Carmelo Dentro, Colônia, Tijipio e Tajuba. As famílias afetadas no município foram remanejadas para a localidade de Nova Esperança. 

Após as chuvas em Palhoça, na BR-101, no Morro dos Cavalos, as equipes da concessionária, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária Federal atuaram na desobstrução total da via.

Em Florianópolis, houve um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Não houve vítimas e os moradores irão se deslocar para casa de familiares.

Conforme a DCSC, até o momento ocorreu o total de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão auxiliando a população. 

Já Garopaba foram registrados vários pontos de alagamento, sendo que duas ruas principais do município estão bloqueadas. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando na remoção das comunidades atingidas. Além disso, foi disponibilizado o Ginásio Municipal para acolhimento da comunidade afetada.

No município de Paulo Lopes há alagamentos crônicos que dificultam a mobilidade urbana local. Equipes já estão atendendo. O Rio Imaruí não está mais causando pontos de inundação, porém ainda está acima do nível. 

Segundo a Defesa Civil, ocorrências no interior ainda estão sendo contabilizadas pelo município. Até o momento sem desalojados ou desabrigados, quatro pontes ficaram submersas na área urbana, com três quedas de barreira em via pública, todos os acessos já foram desbloqueados.

O órgão detalha que nenhum município solicitou Itens de Assistência Humanitária ou Decretos de Situação de Emergência, até o momento. Quanto aos danos e prejuízos, 40 pessoas estão desalojadas no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, e oito em São José.

Áreas de risco para deslizamentos

Em decorrência dos altos acumulados de precipitação observados desde a última quarta-feira (10 até este domingo (14/) no litoral catarinense, o solo na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul está encharcado, auxiliando na instabilidade e favorecendo as condições para deslizamentos.

Com isso, foram observadas ocorrências de deslizamentos em diversos municípios destas regiões, sendo necessário a população estar atenta aos sinais de deslizamentos, como inclinação de postes e muros, trincas nas paredes das casas e estalos em regiões de encostas principalmente nas áreas em laranja e vermelho do mapa.

Monitoramento hidrológico

A Defesa Civil detalha que as chuvas ocorridas ao longo da madrugada deste domingo (14/04), associadas aos volumes já registrados, causaram alagamentos e enxurradas em diversos municípios, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte de Santa Catarina.

Ainda, ao longo da madrugada de sábado (13), ocorreu elevação do rio Cubatão, no município de Santo Amaro da Imperatriz, onde o nível do rio chegou a 4,80m, em nível de alerta, porém já apresentando recessão ao longo da manhã, com nível de normalidade (3,33m – 12hs). 

Situação parecida verificada no rio Itajaí-Mirim, no município de Brusque, onde o nível verificado na estação de monitoramento chegou a 4,09m, em nível de atenção, também apresentando recessão ao longo da manhã, retornando a nível de normalidade (3,09m – 12hs). O principal ponto de atenção é na bacia hidrográfica do rio Tijucas, o rio de mesmo nome segue em elevação gradual, devido às águas advindas das regiões de cabeceira. O rio segue em nível de normalidade, em 4,76m (12hs) na estação de monitoramento localizada no município de São João Batista.

Durante todo o domingo (14) o, o risco foi alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores, como córregos e ribeirões. Já nas bacias hidrográficas da Grande Florianópolis o risco é moderado para ocorrência de inundação gradual, principalmente nas bacias hidrográficas dos rios Tijucas e Cubatão.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não atravesse ruas alagadas; 
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

EMERGÊNCIA: 199 – Defesa Civil do Município

OUTROS NÚMEROS:

  • 190 – Polícia Militar
  • 193 – Bombeiros
  • 48 3664 7000 – Defesa Civil Estadual

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.