Chuvas de monções provocam 159 mortes na Índia
O país vem sofrendo com as fortes chuvas desde a última quinta-feira (22), resultando em deslizamentos de terra e inundações de até seis metros de altura
• Atualizado
O número de mortos na Índia devido às chuvas de monções (fenômeno climático que provoca fortes chuvas e longas secas durante diferentes períodos do ano) subiu para 159, segundo informado por autoridades locais nesta segunda-feira (26).
O país, principalmente a costa oeste, vem sofrendo com as fortes chuvas desde a última quinta-feira (22), resultando em deslizamentos de terra e inundações de até seis metros de altura no Estado de Maharasthra, onde morreram 149 pessoas.
Devido às consequências, cerca de 230 mil pessoas tiveram de ser deslocadas de suas casas. “A chuva, as inundações e a água não são novidade para a população, mas desta vez o que chegou era inimaginável. As pessoas não puderam salvar os seus bens devido à subida rápida das águas”, declarou o chefe do Governo do Estado de Maharasthra, Uddhav Thackeray.
De acordo com as autoridades, oito pacientes com covid-19 morreram no hospital devido a uma parada dos aparelhos causada por um corte de energia. No Estado vizinho de Goa, uma mulher morreu afogada e mais ao sul, no Estado de Karnataka, o número de mortos subiu de três para nove.
Inundações e deslizamentos de terra são frequentes na Índia durante a estação da monção (junho-setembro). Contudo, segundo os peritos, as chuvas próprias da estação estão a ser cada vez mais intensas devido ao aquecimento global.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO