Tempo Compartilhar
100 milímetros

Chuva intensa causa estragos e deixa moradores ilhados em Santo Amaro da Imperatriz

Choveu cerca de 100 milímetros nas últimas 24 horas na cidade

• Atualizado

Mariana Pedrozo

Por Mariana Pedrozo

Giovanna Pacheco

Por Giovanna Pacheco

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

A chuva intensa das últimas 24 horas causou diversos estragos em alguns municípios da Grande Florianópolis, como Santo Amaro da Imperatriz. Conforme a Defesa Civil da cidade, choveu cerca 100 milímetros, resultando em alagamentos e transtornos para várias comunidades. Na rua Rulivan Gracie, por exemplo, houve o transbordamento de um ribeirão, que deixou a comunidade ilhada, sem conseguir acessar outras regiões da cidade.

Segundo o entregador Alex Rosa, que mora e entrega encomendas na região, os alagamentos ocorrem com frequência na rua, o que atrapalha o cotidiano dos moradores há anos.

“Desde que trabalho como motoboy, isso tem sete anos, quando começa a chuva forte, tem sempre esse transtorno na ponte. E, desde 2022, em que a ponte caiu, nunca mais arrumaram, daí deixa os moradores isolados. E a gente que faz entrega, não consegue trabalhar”, explica.

Outra moradora, que preferiu não se identificar, disse à reportagem que a demora para a construção da ponte é outro fator que agrava o transbordamento do ribeirão, já que os materiais e a estrutura inacabada influenciam na vazão da água.

Procurada pela equipe, a prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz informou que a empresa responsável pela obra paralisou os trabalhos “sem justificativa técnica aceitável” e já foi notificada para que retome os trabalhos.

Veja as imagens dos estragos causados pelas chuvas:

Imagens: SCC SBT
Imagens: SCC SBT

Confira o posicionamento da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz informa que a construção da ponte na Rua Rulivan Gracie sofreu uma paralisação sem justificativa técnica aceitável por parte da empresa responsável, que foi prontamente notificada a retomar os trabalhos. Em resposta, a empresa alegou incertezas sobre o repasse de verbas federais, mas comprometeu-se a reiniciar a obra, o que estava previsto para ocorrer hoje (04/11/2024).

No entanto, devido ao volume expressivo de chuvas registrado no fim de semana, o elevado nível do ribeirão impediu a retomada dos trabalhos com segurança. Assim que as condições permitirem, a execução será reiniciada, e a prefeitura manterá uma fiscalização rigorosa para assegurar o cumprimento do cronograma. Caso a empresa não cumpra o compromisso assumido, todas as medidas cabíveis serão tomadas para garantir a conclusão da obra.

Assista à reportagem e saiba mais detalhes:

Leia também:

Estrada que liga cidades da Grande Florianópolis é bloqueada após queda de poste

Nesta terça-feira (05), a estrada que liga São Pedro de Alcântara a Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, está bloqueada devido à queda de um poste. Ainda não há previsão de liberação do trecho da rodovia.

Conforme Ricardo Pastrana, da Guarda Municipal da Capital, uma carreta que entrou em uma canaleta de drenagem na SC-407, logo após os limites entre Antônio Carlos e Biguaçu, na segunda-feira (04), ainda permanece no local.

Segundo a Defesa Civil de São Pedro da Alcântara, nas últimas 24 horas, o nível do rio permaneceu alto, mas com uma leve redução no volume de água. A intensidade da chuva passou de moderada para leve, trazendo um pouco mais de tranquilidade à região.

Até o momento, não foram registradas novas ocorrências na cidade. No entanto, na segunda-feira (04), houve registro de queda de árvore e três pontos com deslizamentos de terra.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.