Chuva intensa causa deslizamentos e alagamentos em Brusque
O total de ocorrências registradas já soma 58, com destaque para os 39 deslizamentos de terra
• Atualizado
A Defesa Civil de Brusque divulgou, na tarde desta quinta-feira (17), um novo boletim sobre os efeitos da forte chuva que atingiu a cidade nos últimos dias. O total de ocorrências registradas já soma 58, com destaque para os 39 deslizamentos de terra em diversas áreas do município. Além disso, foram registrados alagamentos pontuais, quedas de árvores, muros e até rompimento de tubulação.
Nível do Rio Itajaí-Mirim
O nível do Rio Itajaí-Mirim foi monitorado ao longo do dia, atingindo um pico de 5,8 metros às 7h da manhã, o que causou alagamento na Beira Rio, nos dois sentidos. Contudo, o nível já está em queda, com 4,56 metros registrados no momento da atualização. O trânsito foi liberado na margem direita entre a Ponte Estaiada e a Ponte do Trabalhador.
Desalojados e abrigos
A chuva intensa causou o desalojamento de 144 pessoas em Brusque, que foram afetadas principalmente pelos deslizamentos e alagamentos. A cidade disponibilizou o Abrigo Municipal na Arena Brusque, mas, até o momento, o local ainda não recebeu ocupantes.
Bairro Limeira
O bairro Limeira Baixa foi o mais afetado pelas chuvas, com um total de 275,4 mm de precipitação, o que representa 135% a mais que a média mensal para o mês de janeiro. A precipitação acumulada nas últimas 24 horas chegou a 210,5 mm, com 68,8 mm nas últimas 12 horas e 24,8 mm nas últimas 6 horas.
Recomendações
A Defesa Civil de Brusque orienta a população a se manter atenta às condições do tempo e evitar áreas de risco, como locais sujeitos a alagamentos e deslizamentos. Além disso, é recomendado não atravessar ruas alagadas e evitar atividades ao ar livre durante os temporais. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou os Bombeiros pelo 193.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO