Chuva dos últimos dias de novembro provoca quebra de recordes em cidades de SC
Cidades do Litoral de SC, Florianópolis Serrana e parte leste do Planalto Norte e Planalto Sul foram afetadas
• Atualizado
O evento extremo de chuva dos últimos dias de novembro em Santa Catarina, que causou transtornos e destruição em várias regiões, resultou em quebra de recordes de precipitação mensal e diária em diversas localidades do Litoral de SC, Florianópolis Serrana e parte leste do Planalto Norte e Planalto Sul.
Em Schroeder, dos 706mm de chuva registrados em novembro deste ano, 650,80mm ocorreram entre 26 e 30, quebrando o recorde da estação que era de 447,60mm em novembro de 2015.. Esse recorde mensal também foi quebrado nos municípios de Joinville, Luiz Alves, Camboriú, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra, São Bento do Sul.
Em Florianópolis, na estação do Itacorubi, o recorde de novembro são 557,29mm registrados em 2008, valor que não foi superado pelo novembro de 2022, cujos 361mm representam praticamente a chuva dos últimos cinco dias do mês (321,40mm).
Em termos de totais diários de chuva, a quebra de recorde para o mês de novembro aconteceu nas estações de Schroeder, Joinville, Luiz Alves, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra e São Bento do Sul, que registraram os maiores totais diários de toda a série (em torno de 10 anos de dados) no último dia 27 de novembro. Em Florianópolis, o recorde da estação, que tem 27 anos de dados, passou a ser os 141,60mm registrados em 30 de novembro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO