Chuva de meteoros ocorre na madrugada deste sábado
Dica para tentar observar fenômeno é ir a um local com baixa poluição luminosa
• Atualizado
Ocorre, na madrugada deste sábado (13), o pico da chuva de meteoros Perseidas – resultante da passagem da Terra por detritos de um cometa (109P/Swift-Tuttle) que, a cada 133 anos, dá uma volta ao redor do Sol. Em condições ideais, no Hemisfério Norte, observadores poderão ver de 50 a 75 meteoros por hora durante o fenômeno.
Já no Hemisfério Sul, pessoas que estiverem no Norte e Nordeste do Brasil talvez consigam ver a chuva, pois o radiante dela — local no céu de onde aparentemente os meteoros surgem — fica na constelação de Perseu, no céu setentrional. Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, que é parceiro do Observatório Nacional (ON), “quanto mais baixo está o radiante no céu, menos irradiação de meteoros se pode assistir”. “E como as Perseidas estão baixas no horizonte, aqui no Hemisfério Sul, só será possível observar uma parte dos meteoros, cerca de um quinto ou um terço dessa região total que está irradiando”, completou.
A luminosidade da lua, diz o ON, deve dificultar a visualização dos meteoros no Norte e Nordeste, porque o satélite natural estará na fase quase cheia neste sábado. As dicas para tentar observar chuvas de meteoros é ir a um local com baixa poluição luminosa e com tempo bom. Conforme o coordenador do Projeto Exoss, “a constelação de Perseu será visível a leste, sentido onde o Sol nasce, a partir das 2 horas da manhã (UTC), ou seja, por volta das 23 horas do dia 12, no horário de Brasília. Portanto, este é o horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO