Chuva de 300 mm no RS: frentes frias e ciclones causam instabilidade no estado
Regiões do Meio-Oeste e Sul de Santa Catarina também devem ser atingidas pelas chuvas
• Atualizado
Segundo o Conexão Geoclima, os dias quentes e de sol estão chegando ao fim. Isso porque a partir de sábado (15), áreas de instabilidade devem atingir o Rio Grande do Sul, com chuvas persistentes até a quarta-feira (19).
A chuva deve chegar também nas regiões do Meio-Oeste e Sul de Santa Catarina, além do Extremo Sudoeste do Paraná na terça-feira (18). Conforme o modelo americano GFS, estão previstos 300 milímetros de chuva no Rio Grande do Sul até o final de junho.
Ainda de acordo com o Conexão Geoclima, essas instabilidades são causadas por cavados, formando frentes frias e ciclones extratropicais. A primeira quinzena de junho foi de bloqueio atmosférico, mas a segunda será oposta, com tempo instável e mais frio.
Até a próxima quinta-feira (20), as tardes serão menos quentes, especialmente no Rio Grande do Sul. A partir do dia 23, uma onda de frio mais significativa é esperada.
Com informações de Conexão Geoclima
Após massa de ar quente, frente fria tem data de retorno para Santa Catarina
Após a massa de ar quente, uma frente fria deve se aproximar de Santa Catarina. Conforme a previsão meteorológica da Defesa Civil de Santa Catarina, a aproximação da frente fria favorece as pancadas de chuva e temporais isolados no Sul do estado, no sábado (15), quando o calor de intensifica. Os temporais e a instabilidade podem se espalhar pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no domingo (16).
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO