Chegada de frente fria provoca alerta para temporais em SC
Tempo ficará instável, com condições de temporais e chuva intensa em grande parte do Estado neste sábado, de acordo com a Defesa Civil Estadual
• Atualizado
Um alerta da Defesa Civil de Santa Catarina emitido neste sábado (7) mostra que a aproximação de uma frente fria sobre o estado deve provocar temporais e chuva intensa no fim de semana. O alerta vale especialmente entre a Grande Florianópolis, partes do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e menores áreas dos Planaltos.
As temperaturas máximas seguem altas, aproximando-se dos 30°C na maioria das regiões no início da tarde. No Extremo Oeste e Oeste, as máximas podem ultrapassar os 35°C, influenciadas pela passagem da frente fria, que se desloca pelo mar e avança pelo estado.
Associados aos temporais, podem ocorrer chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual granizo. O risco é alto nessas áreas, inclusive com possibilidade de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, granizo ocasional, alagamentos e enxurradas. Os alertas também estão sendo emitidos para quem está cadastrado no sistema de alerta da Defesa Civil.
Conforme a Defesa Civil, os temporais iniciam já no final da manhã de sábado no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para as demais regiões no decorrer do dia. Entre a tarde e noite de domingo, a chuva se mantém persistente e no leste catarinense.
No domingo, com o deslocamento do sistema, instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorecem a ocorrência de temporais típicos de verão entre o Oeste e os Planaltos. No Litoral, Vale do Itajaí e ponto do Planalto Sul, o tempo permanece mais fechado e com condições para chuva persistente e intensa em alguns momentos.
Previsão do tempo para domingo (8)
No domingo (08), a frente fria se afasta do estado, mas o tempo permanece instável entre os Planaltos até o Litoral. As regiões litorâneas destacam-se com chuva intensa e persistente entre a tarde e à noite.
Além disso, a Defesa Civil de SC não descarta a possibilidade de temporais isolados ocorrerem no decorrer da tarde no estado. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
O calor intenso permanece no Extremo Oeste e Oeste e as máximas, à tarde, variam de 30 a 33°C. Dos Planaltos ao Litoral, o calor diminui em relação ao dia anterior e as máximas não passam dos 28°C. Porém, a sensação de ar abafado permanece.
Previsão do tempo para segunda-feira (9)
Na segunda-feira (09), o sol volta a predominar no Grande Oeste. No entanto, entre os Planaltos e o Litoral, permanece com variação de nuvens e condições para chuva de fraca intensidade e ocasional a qualquer momento do dia, devido à circulação marítima.
Neste dia, o risco é baixo para ocorrências associadas. As temperaturas se elevam e o calor intenso predomina nas regiões do Oeste catarinense, com máximas entre 34°C e 36°C. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26°C e 30°C, com exceção das áreas mais elevadas que não ultrapassam os 25°C.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO