Tempo Compartilhar
MUDANÇA

Calorão, temporais e risco de ciclone: tempo muda em Santa Catarina

Temperaturas acima dos 30°C, avanço de frente fria e formação de ciclone extratropical aumentam o risco de temporais entre quarta (07) e domingo (11)

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

O alerta de temporal foi emitido na tarde desta quarta (18). | Foto: Wildson Pereira
O alerta de temporal foi emitido na tarde desta quarta (18). | Foto: Wildson Pereira

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina a partir desta quarta-feira (07), com temperaturas elevadas em todas as regiões do estado. As máximas ultrapassam os 30°C e podem chegar aos 34°C no Oeste e no Litoral Sul. A combinação entre altas temperaturas e aumento da umidade deixa o tempo instável, com condições para temporais isolados entre a tarde e a noite, especialmente no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Apesar disso, o risco para ocorrências associadas é considerado baixo. Nas demais regiões, o sol predomina e a chance de temporais é menor.

Durante a manhã de quarta-feira, as temperaturas já começam mais elevadas, variando entre 14°C e 19°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, com valores um pouco menores nas áreas mais altas. No Litoral e no Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 17°C e 24°C.

Na quinta-feira (08), o dia inicia com tempo firme e sensação de abafamento em todo o estado. As temperaturas mínimas ficam entre 14°C e 20°C nos Planaltos, Meio-Oeste e regiões serranas, e entre 20°C e 25°C no Oeste e no Litoral. Ao longo do dia, o calor se intensifica ainda mais, com máximas acima dos 30°C em todas as regiões e ultrapassando os 35°C no Oeste e no Litoral Sul.

A partir da tarde, no entanto, o tempo muda rapidamente com o avanço de uma frente fria pelo mar. Aliado ao calor e à alta umidade, o sistema favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado. O risco passa a ser moderado para alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica.

Na sexta-feira (09), as temperaturas apresentam leve queda em relação ao dia anterior. Pela manhã, os termômetros variam entre 15°C e 19°C nos Planaltos, Meio-Oeste e regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral. À tarde, as temperaturas voltam a subir, com máximas próximas dos 30°C no Grande Oeste e entre 25°C e 30°C nas demais regiões.

As condições para temporais aumentam em todo o estado a partir da tarde de sexta-feira, devido à combinação de calor, umidade e à intensificação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina, que avança gradualmente em direção ao Sul do Brasil. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

No sábado (10) e no domingo (11), o tempo segue instável em Santa Catarina. A baixa pressão se desloca em direção ao mar e contribui para a formação de um ciclone extratropical na costa entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. Com isso, permanecem as condições para temporais em todas as regiões, com risco moderado a alto para eventos meteorológicos adversos ao longo do fim de semana.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.