Blumenau vive nova enchente após rio Itajaí-Açú passar dos 8 metros
Nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 8,16 metros
• Atualizado
Na tarde desta quinta-feira (04), o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 8,16 metros e a cidade entrou em situação de prontidão devido à enchente. De acordo com a Defesa Civil, o aumento do nível do rio já causa pequenos pontos de alagamento em algumas ruas da cidade, como São Rafael e nas imediações da 1º de janeiro. Equipes da Prefeitura e o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) estão de sobreaviso e a Defesa civil está atendendo e orientando a população.
“A Secretaria de Defesa Civil segue acompanhando as demandas. Registros de ocorrências e pedidos de apoio devem ser feitos pelo telefone 199. O município reforça ainda que possui lonas para atender a comunidade caso haja necessidade de proteger locais afetados”, informou a Prefeitura.
Devido à situação, o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população em caso de necessidade. O município conta ainda com 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação.
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, já havia acionado nesta quarta, uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Composto por representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Samu, rádio-operadores e secretarias municipais como Desenvolvimento Social, Saúde, Trânsito e Transportes, Conservação e Manutenção Urbana, entre outros, o grupo discutiu a atualização dos dados das chuvas e do nível do Rio Itajaí-Açu, além das ações estratégicas de resposta à crise, como o registro de ocorrências, a ativação de abrigos e os serviços afetados pelas chuvas.
Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.
Ocorrências registradas
Desde da última terça-feira, dia 3, até às 11h desta quarta-feira, dia 4, a Defesa Civil de Blumenau já havia registrado 23 ocorrências por conta das chuvas, com 14 deslizamentos de pequeno porte. As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil seguem acompanhando as ocorrências.
Turbidez da água
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Samae, já registra elevação nos níveis de turbidez da água captada para tratamento em Blumenau. Nesta quarta-feira, 4, os reservatórios encontram-se com a capacidade completa e trabalhando com a captação em 100%, mas a expectativa, devido à turbidez, é de que até a noite a capacidade de tratamento reduza em 30%, especialmente na ETA II, no bairro do Salto, que atende quase 70% da população. As máquinas do Samae seguem trabalhando na limpeza da bomba de captação para retirar entulhos vindo com as águas do Rio Itajaí-Açu.
Serviços afetados
Até o momento, Blumenau não registra impactos nos serviços públicos. O transporte coletivo segue funcionando, bem como as estruturas de saúde e educação. A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) segue trabalhando no apoio para retirada de barreiras.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO