Cotidiano Compartilhar
Preocupante

Barragem Oeste atinge 70% de ocupação em meio à alerta de fortes chuvas  

Vídeo mostra situação da Barragem Oeste, em Taió, que está com mais nível da água em mais de 20 metros

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Rio do Sul do Alto
Imagem: Rio do Sul do Alto

A Barragem de Oeste, em Taió, no Alto Vale do Itajaí, registrou mais 70% da ocupação da água, neste sábado (13), conforme informações da Defesa Civil de Rio do Sul. Todas as sete comportas estão fechadas. O canal extravasor também está fechado.

O nível da água alcançou 20,07 metros, a altura para a água da Barragem Oeste começar a verter é de 23,3 metros.

O nível do rio em Rio do Sul está em 6,08 metros, a cota de inundação é com o nível do rio em 8.5 metros e de atenção 9 metros. Conforme a Defesa Civil, o nível de criticidade do rio está em “alerta”

O Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) enviou neste sábado (13), uma equipe de sete profissionais para Rio do Sul, para prestar assistência aos municípios do Alto Vale do Itajaí, que estão sob alerta devido à previsão de fortes chuvas no decorrer deste fim de semana.

Veja o vídeo da Barragem Oeste

Governo de Santa Catarina envia equipes para o Alto Vale do Itajaí

De acordo com o gerente de Operações da Defesa Civil, Aldrin Silva de Souza, a operação conta com sete componentes das áreas de Coordenadoria Regional, Assistência Humanitária, Informações de Desastres, Gestão de Riscos e Gerência de Operações da SDC.

Barragem Oeste atinge 70% de ocupação em meio à alerta de fortes chuvas  Divulgação SDC
Foto: Divulgação / SDC

“A intenção é dar agilidade nas respostas estaduais, além de um monitoramento intensivo local, para verificar a necessidade de recursos adicionais”, afirmou o gerente de Operações da Secretaria. 

A iniciativa que começa neste fim de semana se tornará uma prática regular da Secretaria para eventos adversos que demandem um apoio mais significativo. Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, essa decisão vai ao encontro da emergência climática, em que eventos extremos exigem cada vez mais atenção especializada.

A Defesa Civil vem monitorando e alertando a população das áreas afetadas desde a última quarta-feira, 9, todos que habitam nessas regiões estão sendo orientados a seguir as recomendações do órgão estadual, que incluem a preparação de kit de emergência, o planejamento de rotas de evacuação e a atenção aos avisos emitidos pela Defesa Civil.

O secretário destacou a importância da preparação diante das previsões de fortes chuvas. “Estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir a segurança da população do Alto Vale do Itajaí. É crucial que todos estejam atentos e sigam as orientações dos órgãos oficiais”, afirmou Fabiano de Souza.

As chuvas previstas podem causar transtornos significativos, especialmente em áreas que já foram impactadas por eventos climáticos anteriores. A Defesa Civil reforça a necessidade de colaboração entre os moradores e as autoridades, e pede que qualquer situação de risco seja imediatamente comunicada aos órgãos competentes.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.