Tempo Compartilhar
Ajuda humanitária

Bahia aceitará apoio internacional independentemente do governo

Argentina ofereceu ajuda humanitária direta ao estado.

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Camila Souza | GOVBA | Divulgação
Foto: Camila Souza | GOVBA | Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (30) que o estado aceitará ajuda direta de outros países independentemente da decisão do governo federal. Na quarta-feira (29), Itamaraty rejeitou o apoio da Argentina e justificou que “não era necessário no momento”.

No Twitter, Costa afirmou que, apesar da negativa do Executivo, a Argentina ofereceu novamente ajuda humanitária às cidades afetadas pelas fortes chuvas. Dessa vez, de maneira direta com o governo estadual. 

A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na #Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento.

Profissionais especializados

Segundo o governo baiano, a Argentina ofereceu envio imediato de 10 profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para socorrer as vítimas das tempestades. No entanto, a oferta foi recusada pelo Itamaraty. 

Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) utilizou as redes sociais para justificar a decisão do ministério e reforçou que o auxílio não é necessário no momento, mas que poderá ser pedido “oportunamente”.

 “A avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das  condições”, escreveu. Segundo Bolsonaro, o Brasil “está aberto para a ajuda e doações internacionais”.

Bahia registra mais uma morte em decorrência das chuvas; total é de 25

A Bahia registrou nesta quinta-feira (30) mais uma morte em decorrência das chuvas que atingem o estado. Agora, o total de óbitos é de 25.

A morte confirmada nesta 5ª foi a de um homem de 45 anos que se afogou no distrito de Rio do Baço, na zona rural de Ilhéus.

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.