ATENÇÃO! Defesa Civil de SC alerta para novos temporais; saiba onde
Em algumas regiões as instabilidades já começaram a aparecer no início da tarde deste sábado (25)
• Atualizado
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil emitiu um novo alerta na manhã deste sábado (25), para a formação de novos temporais entre a tarde e o início da noite.
Segundo a pasta, a passagem de uma frente fria pela costa de Santa Catarina somada com a umidade, favorecem a formação de temporais intensos, especialmente nas regiões mais ao leste, como o Litoral, partes da Serra Catarinense, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Nas regiões citadas, o risco é alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores. Nas áreas em amarelo, no mapa, o risco é moderado.
Já no final de noite de sábado (25) e madrugada de domingo (26), a frente fria se afasta e as instabilidades diminuem. Os temporais podem ocorrer de forma isolada na tarde de domingo.
Veja o alerta emitido às 16:59 deste sábado (25)
Em alerta emitido pela Defesa Civil, as cidades de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Armazém, Biguaçu, Bom Jardim da Serra, Braço do Norte, Florianópolis, Grão Pará, Lauro Müller, Orleans, Palhoça, Paulo Lopes, Pedras Grandes, Rancho Queimado, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro da Imperatriz, Siderópolis, São Bonifácio, São José, São Ludgero, São Martinho, São Pedro de Alcântara, Treviso, Urubici e Urussanga, tem grandes chances de terem temporais com rajadas de vento, raios, granizo e alagamentos.
O que fazer durante os temporais?
A recomendação durante os temporais, é que quem esteja em situação de risco, procure um local abrigado e seguro. Além disso, jamais deve-se passar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em áreas de encosta, o cuidado deve ser redobrado, por conta dos riscos de deslizamentos.
A atenção deve ser redobrada também com a inclinação de árvores e postes, além de racahaduras em muros e paredes.
Em caso de ventos fortes, como se proteger?
A Defesa Civil indica que em caso de ventos fortes, deve-se buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, de objetos que possam ser arremessados e distante de janelas.
E em caso de inundações?
Deve-se evitar o contato com as águas e não deve-se dirigir em locais alagados. Como já informado, jamais atravesse pontilhões e pontes submersas. Cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO