Cotidiano Compartilhar
Recomeço

Após primeira enchente do ano, moradores de Rio do Sul começam a limpar casas

Seu João mora desde 1986 na mesma casa que já foi atingida por diversas enchentes

• Atualizado

Paulo Cesar

Por Paulo Cesar

Imagem: Paulo Cesar / SBT
Imagem: Paulo Cesar / SBT

Após primeira enchente do ano, moradores de Rio do Sul começam a limpar casas nesta segunda-feira (20) ensolarada no Alto Vale do Itajaí.

O nível do rio chegou em 8,97 metros, o que fez a cidade a abrir seis abrigos. O município registrou diversos pontos de alagamentos. O volume de água registrado no sábado (18) foi de 172 milímetros, sendo 152 milímetros apenas em um dia.

O bairro Canoas é um dos mais afetados, com ruas ainda alagadas e moradores limpando suas casas e recomeçando suas vidas.

Um carro foi completamente encoberto pelas águas, mas a boa notícia é que o tempo firme ajuda na limpeza das casas atingidas. O nível do Rio Itajaí-Açu vem baixando desde as primeiras horas da manhã, chegando a 7,85 metros na última medição.

A equipe do SCC10 acompanhou de perto a situação dos moradores, conversando com o seu João, morador do bairro Canoas desde 1986. Ele já teve a casa encoberta pela água três vezes, mas já perdeu as contas de quantas vezes teve a residência atingida por enchentes menores.

O morador diz que não pensa em sair do local por ser perto de tudo o que precisa. Ele resume a situação com a frase: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Se for para longe, você enfrenta distância, aqui você não enfrenta a distância, só a enchente”. O idoso já está limpando a casa e reconstruindo o que foi danificado.

Moradores de Rio do Sul começam a limpar as casas

Vídeo: Paulo Cesar / SCC

Rio do Sul tem enchente registrada, a primeira de 2024, diz Defesa Civil

O nível do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, ultrapassou a marca de 7 metros, por volta das 18h, deste sábado (18), no sensor instalado na ponte Dom Tito Buss, entre os bairros Canta Galo e Jardim América. Com este nível, Rio do Sul tem mais uma enchente registrada, a primeira em 2024, segundo a Defesa Civil.

Desde manhã, várias ruas do município registraram alagamentos devido às enxurradas e chuva forte. A Defesa Civil de Rio do Sul afirma que, o nível do rio segue subindo por conta da chuva em toda a região do Alto Vale acima de Rio do Sul.

Bairros atingidos

Os bairros mais atingidos por alagamentos são o Santa Rita, Canoas, Bela Aliança e Taboão, com mais regiões podendo ser incluídas ao longo da noite e madrugada, pois o rio está em elevação. A cota de inundação permanece em 8,5 metros e a de atenção em 9,5 metros.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.