Tempo Compartilhar
Bota casaco, tira casaco

Altas temperaturas e chuvas frequentes definem primavera em SC

Após um inverno mais seco, especialmente entre agosto e setembro, a chuva retorna com força na primavera

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom / Divulgação
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom / Divulgação

A primavera, conhecida como estação das flores, começa oficialmente às 9h44 de domingo (22) e traz mudanças climáticas. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alerta para possíveis fenômenos nos próximos meses, incluindo variações entre dias quentes, episódios de frio e um aumento nas chuvas, especialmente entre outubro e novembro.

De acordo com a central de monitoramento da Defesa Civil, as temperaturas devem superar os 30°C, principalmente nas regiões mais quentes do estado. No entanto, episódios de frio podem ocorrer especialmente na Serra, onde os termômetros devem registrar temperaturas próximas ou até abaixo de 0°C, aumentando o risco de geadas.

“O calor vai predominar, mas ainda poderemos ter episódios de frio esporádicos, principalmente na Serra, onde as temperaturas podem cair bastante, com risco de geada”, explica o meteorologista Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil de Santa Catarina.

FRENTE FRIA E TEMPORAIS

Após um inverno mais seco, especialmente entre agosto e setembro, a chuva retorna com força na primavera. As frentes frias e os temporais serão os principais responsáveis pelas precipitações nos próximos meses. Segundo a central de monitoramento, há uma possibilidade de chuvas intensas em curtos períodos, além de temporais com raios, ventos fortes e granizo, fenômenos comuns nesta estação.

“É normal que na primavera se observe um aumento nas chuvas, especialmente no mês de outubro, que é historicamente um dos mais chuvosos no estado. A combinação de calor com frentes frias intensifica os temporais, com potencial para granizo e ventania”, acrescenta Felipe Theodorovitz.

Em outubro, que tradicionalmente é um dos meses mais chuvosos, o acúmulo de chuva pode variar entre 200 e 250 mm nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.