Alerta vermelho: ciclone chega ao Brasil e causará estrago em SC; veja previsão
Uma combinação de fatores coloca Santa Catarina em risco alto para temporais e granizo
• Atualizado
O ciclone extratropical que chegou ao Brasil deve impactar o estado de Santa Catarina e cidades de outras regiões nesta quinta-feira (24) e nos próximos três dias, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Um alerta vermelho do instituto prevê tempestades em boa parte do Rio Grande do Sul e um trecho de Santa Catarina e Paraná. Um alerta laranja se estende do Rio Grande do Sul para os estados do Centro-Sul, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Veja registros da tempestade em SC:
Segundo o UOL, cidades do meio-oeste e sul de SC, além do extremo sudoeste do PR receberam alerta de perigo para chuva mais volumosa e persistente, com ventos entre 71 a 90 km/h, além de granizo localizado. Região da Campanha entre Santana do Livramento até o Chuí, pode ter acúmulo de chuvas entre 50 a 100 mm.
Tempo em SC
Uma combinação de fatores coloca Santa Catarina em risco alto para temporais e granizo nesta quinta-feira (24). A rápida passagem de uma frente fria, aliada à formação de um ciclone extratropical e ao aquecimento, desencadeia diversos fenômenos em todo o estado.
Na Serra Catarinense, mais de 6 mil residências estão sem energia elétrica em Lages, devido a ventos intensos que atingiram a região. Anildo, representante da Defesa Civil de Lages, afirmou que o órgão está monitorando de perto a situação em conjunto com as autoridades locais.
“A princípio, para Lages, não temos nada de muito grave. Podem ocorrer algumas pancadas de chuva localizadas, com ventos, mas não há alertas críticos para a cidade.”, comentou.
Ciclone: chuva no RS
RS também recebeu alerta de perigo. Segundo a Climatempo, podem acontecer temporais na região metropolitana de Porto Alegre, nos Vales e na Serra Gaúcha entre a tarde e a noite desta quinta (24). Fortes rajadas devem atingir a Lagoa dos Patos, diz o Inmet.
Chuva intensa pode se acumular em curto período, gerando alagamentos, além de vir acompanhada de muitos raios, granizo e ventos fortes pelo estado — mesmo quando a chuva é interrompida. Rajadas podem variar entre 60 a 80 km/h em algumas áreas e há risco de alcançar 100 km/h em áreas isoladas durante os temporais.
Sul do Brasil tem risco para tornados e microexplosões em áreas isoladas. Alagamentos em áreas urbanas, enxurradas, enchentes, quedas de árvores, destelhamentos e queda de energia também são possibilidades nos próximos dias.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO