Alerta máximo! Regiões de SC têm risco muito alto para chuva e deslizamentos
Os acumulados de chuva registrados ultrapassaram os 300 milímetros em diversos municípios
• Atualizado
Diante das chuvas torrenciais ocorridas no Médio e Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis na quinta-feira (16) e na madrugada desta sexta-feira (17), os acumulados registrados ultrapassaram os 300 milímetros em diversos municípios destas regiões, segundo a Defesa Civil. Dessa forma, as condições de fragilização do solo para aumento de risco para movimentação de massa (deslizamentos) se intensificaram. Por isso, o risco é muito alto para deslizamentos em toda a região vermelha do mapa e alto para as áreas em laranja.
Conforme o órgão, as movimentações de solo podem ocorrer nas áreas já fragilizadas pelas chuvas ocorridas, mas não deve se descartar deslizamentos em áreas que antes não apresentavam risco.
Veja o alerta de deslizamentos:
Atenção redobrada às áreas mais críticas do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde cidades já se encontram em alerta máximo para o risco de deslizamentos, principalmente em áreas de encosta e taludes rodoviários.
É fundamental que a população esteja atenta a sinais de movimentação de solo, como trincas em paredes e muros, orientação de postes e árvores, estes nas encostas, e desníveis em terrenos, nesses casos, é recomendado buscar um local seguro. Dessa forma, caso esteja em área que não apresente risco a deslizamentos, se possível, permanecer abrigados e longe de áreas com risco.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil mantém monitoramento contínuo e reforça a necessidade de seguir as orientações dos alertas emitidos. Em caso de emergência, contate os números 199 ou 193.
Leia Mais
Leia também:
Florianópolis declara situação de emergência por conta das chuvas
O Prefeito Topazio Neto declarou, na noite desta quinta-feira (16), situação de emergência por conta das fortes chuvas em Florianópolis. Nas últimas 24 horas, os acumulados ultrapassam os 200 mm, e a Defesa Civil registrou cerca de 70 ocorrências.
O decreto de emergência autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.
Permite também a convocação de voluntários, e demais medidas administrativas para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
A situação deve vigorar por um prazo de 180 dias.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO