Alerta de perigo: chuvas intensas e temporais devem atingir SC; confira a previsão
Alertas foram emitidos pela Defesa Civil de SC e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
• Atualizado
A combinação da onda de calor e da disponibilidade de umidade na atmosfera mantém o tempo instável e com condições para chuvas intensas e temporais entre a tarde desta segunda-feira (3) e o final de terça-feira (4).
De acordo com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, as chuvas intensas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em boa parte do estado. As principais regiões afetadas devem ser as regiões em laranja no mapa: Baixo e Médio Vale do Itajaí e do Litoral Norte, nessas regiões o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, quedas de galhos e árvores e destelhamentos.
Nas áreas em amarelo do mapa o risco é moderado e nas áreas em verde é baixo para ocorrências associadas aos temporais e chuvas intensas.
Nas áreas em verde é baixo para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa.
Inmet alerta para chuvas intensas em SC
As cidades na área laranja do mapa disponibilizado no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devem se atentar para grau de perigo nas áreas em laranja. Nestas áreas há chance de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem alcançar os 100 km/h.
Já nas áreas em amarelo, o risco é de perigo potencial, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h.
O que fazer durante os temporais?
A recomendação durante os temporais, é que quem esteja em situação de risco, procure um local abrigado e seguro. Além disso, jamais deve-se passar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em áreas de encosta, o cuidado deve ser redobrado, por conta dos riscos de deslizamentos.
A atenção deve ser redobrada também com a inclinação de árvores e postes, além de racahaduras em muros e paredes.
Em caso de ventos fortes, como se proteger?
A Defesa Civil indica que em caso de ventos fortes, deve-se buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, de objetos que possam ser arremessados e distante de janelas.
E em caso de inundações?
Deve-se evitar o contato com as águas e não deve-se dirigir em locais alagados. Como já informado, jamais atravesse pontilhões e pontes submersas. Cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO