Cotidiano Compartilhar
Alerta de Emergência

Tempestade Fiona atinge costa leste do Canadá e deixa mais de 500 mil sem luz

Algumas regiões do país registraram chuvas fortes, ondas de mais de 12 metros e ventos de 130 km/h

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Ondas de mais de 12 metros arrastam casas litorâneas em Terra Nova e Labrador, no Canadá | Reprodução/Associated Press, via SBT News
Ondas de mais de 12 metros arrastam casas litorâneas em Terra Nova e Labrador, no Canadá | Reprodução/Associated Press, via SBT News

A tempestade Fiona atingiu, no sábado (24), a costa leste do Canadá, provocando chuvas e ventos fortes. Com rajadas de 137 km/h, a formação atingiu o continente como furacão de categoria 1, segundo informações da Associated Press.

Uma das regiões canadenses mais atingidas por Fiona foi Nova Escócia, onde mais de 400 mil casas tiveram o fornecimento de energia interrompido, conforme boletim da operadora Nova Scotia Power. Ondas de mais de 12 metros também provocaram destruição no litoral da província.

Autoridades da Nova Escócia emitiram um alerta de emergência, neste domingo (25), anunciando possíveis cortes de energia e orientando a população a ficar em casa, com mantimentos suficientes para durarem pelo menos 72 horas.

Em boletim divulgado por volta das 9 horas da manhã (horário de Brasília), o Centro Canadense de Furacões informou o registro de ventos de mais de 130 km/h na região de Nova Escócia, e observou que, até o momento, Fiona tem se movido a uma velocidade de 55 km/h no sentido norte-nordeste do Atlântico.

Outras duas províncias afetadas pela passagem da tempestade foram a ilha de Príncipe Eduardo e New Brunswick, os as operadoras reportaram 82 mil e 44 mil clientes sem energia, respectivamente.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse acreditar que a tempestade pode “ter um impacto significativo em toda a região”, e pediu a todos que “tomem as precauções adequadas” para evitar a perda de vidas.

Fiona chega ao Canadá uma semana depois de deixar um rastro de destruição em sua passagem pelo Caribe. Em Porto Rico, segundo a imprensa dos Estados Unidos, 4 pessoas morreram em decorrência de desabamentos e inundações. Em Guadalupe, o departamento ultramarino francês notificou a morte de uma pessoa, e duas, na República Dominicana.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.