Tarifas de ônibus intermunicipais ficam mais caras na Grande Florianópolis; veja valores
Segundo a ARESC, os reajustes não eram aplicados desde julho de 2022
• Atualizado
O transporte coletivo intermunicipal na Grande Florianópolis teve um novo reajuste nas tarifas de ônibus neste domingo (22). Após um ano de estudos e análises, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) definiu um aumento de 12,54% nas passagens.
Segundo a ARESC, os reajustes não eram aplicados desde julho de 2022 e foram feitos após a agência analisar os dados operacionais e financeiros das empresas de transporte da região. A agência também estabeleceu uma nova metodologia de cálculo tarifário.
O que muda nas tarifas de ônibus para o passageiro?
Com o reajuste, os passageiros do transporte intermunicipal na Grande Florianópolis pagarão tarifas mais altas. Veja a tabela abaixo dos valores para pagamento em dinheiro e cartão.
Os “TP’s” representam os patamares, ou seja, os patamares que dividem as linhas por extensão. TP1 é a linha mais curta, enquanto a TP9 é a linha mais longa.
Conforme a agência, o reajuste é inferior à inflação acumulada no período em que a agência assumiu a regulação do transporte intermunicipal, em 2019. Apesar do aumento, a agência ressalta que o objetivo é garantir a qualidade do serviço e a sustentabilidade do sistema de transporte coletivo.
Veja os índices de inflação, divulgados pela ARESC:
A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) baseou o novo cálculo da tarifa de ônibus intermunicipais na metodologia da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). A Resolução ARESC Nº 290/2024, que define as regras para o cálculo, foi elaborada após um amplo processo de consulta pública e análise técnica, com o objetivo de adaptar a metodologia da ANTP à realidade catarinense.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO