Supervulcão é atingido por terremoto na Itália; especialista teme erupção
Este foi o tremor mais forte em 40 anos na região
• Atualizado
O supervulcão Campi Flegrei, localizado em Nápoles, na Itália, foi atingido por um terremoto de 4.4 na escala Richter. Conforme o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), este foi o tremor mais forte em 40 anos na região. O epicentro está localizado a uma profundidade de 2,6 km.
Conforme o INGV, o Campi Flegrei tem demonstrado sinais de que se prepara para uma explosão. A “tempestade sísmica” de ontem é mais um sinal de que o supervulcão pode entrar em erupção. A última vez que ele entrou em erupção foi em 1538. A atividade sísmica na área é intensa desde dezembro de 2022.
“Existem dois cenários possíveis em relação à evolução da situação no Campi Flegrei: o melhor é que a crise de bradissismo em curso termine como aconteceu em 1983-84; o pior é uma erupção semelhante à de 1538”, disse Carlo Doglioni, chefe do INGV, para a CNN em novembro de 2023.
Campi Flegrei está parcialmente submerso e uma erupção poderia causar fortes tsunamis.
O instituto ainda revelou que cerca de 150 abalos sísmicos foram registrados no país. Sedo que somente em Nápoles, vivem mais de 3 milhões de pessoas.
Mulher morre após cair em vulcão ao posar para foto na Indonésia
Uma mulher morreu após cair dentro de um vulcão, ao posar para fotos. O caso ocorreu no último sábado (20), na Indonésia.
A mulher de 31 anos é da China e estava a turismo junto com o marido. Ela ignorou os avisos do guia turístico, na qual disse que o local era muito perigoso.
Ela tropeçou na roupa – não foi confirmado se ela estava usando saia ou vestido – e caiu cerca de 75 metros em um penhasco, segundo informações de jornais locais.
O vulcão é conhecido por seu popular fenômeno de “fogo azul”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO