Missão Turquia e Síria: bombeiros brasileiros são enviados para atuar em resgates
Nesta quinta-feira (09), o número de mortes já se aproxima de 16 mil
• Atualizado
Devido ao grande número de mortos na Turquia e Síria, que já se aproxima de 16 mil, devido aos terremotos que atingiram as regiões no início da semana, bombeiros brasileiros de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES), embarcaram na quarta-feira (08) com a missão de ajudar os Países nas buscas e resgates pelas vítimas.
Os três Estados foram acionados pelo Itamaraty em um trabalho conjunto sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
A equipe de bombeiros militares de Minas Gerais levam seis profissionais que integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Todos são especialistas que já atuaram em grandes ocorrências internacionais, como em Moçambique e no Haiti, também devastados por desastres naturais, segundo a instituição.
A equipe de São Paulo conta policiais e bombeiros. Ao todo são 22 bombeiros, dois médicos militares e dois integrantes da Defesa Civil do Estado. Também cães treinados para atuarem em situações de resgate são enviados, além de equipamentos específicos para ocorrências de buscas, resgate e salvamento.
Os profissionais receberam instrução sobre os costumes da cultura mulçumana e aprenderam palavras e terminologias turcas para auxiliar as vítimas.
Sobre a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina nas buscas
A equipe do Portal SCC10, entrou em contato com a imprensa do CBMSC para saber se o Estado também encaminhará equipes para ajudar nas buscas.
Até o momento a instituição não foi acionada para apoio externo e não há previsões de serem enviados aos Países. Eles explicam que “precisam ser demandados pelo local que foi atingido, principalmente pela logística. Mas, afirmam que estão à disposição para apoio sempre que for necessário”.
Veja Imagens
Assista ao vídeo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO