Solidariedade Compartilhar
Solidariedade

Estudante de 13 anos mobiliza comunidade e arrecada 250 kg de doações para atingidos na Bahia

Comunidade de Balneário Rincão se uniu para arrecadar donativos para atingidos por chuvas na Bahia após estudante de 13 anos levar a ideia para escola e Defesa Civil do município.

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: Acervo pessoal | Divulgação
Foto: Acervo pessoal | Divulgação

Uma estudante do sétimo ano da Escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, de Balneário Rincão, na região Sul do estado, mobilizou a comunidade em uma campanha de arrecadação de donativos para os moradores da Bahia, atingidos por fortes chuvas no mês de dezembro de 2021. Cerca de 630 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes, que afetaram 141 municípios baianos.

A iniciativa da estudante Shaiara da Silva Moura, de 13 anos, conseguiu unir escola, comunidade, iniciativa pública e privada, para que juntos, fosse arrecadado cerca de 250 kg de roupas e mais de 60 pares de calçados. A campanha durou entre os dias 29 de dezembro e 3 de janeiro. Os moradores da cidade puderam levar doações em pontos de coleta nos comércios.

A adolescente conta que estava vendo televisão com a família quando teve a ideia de fazer algo para ajudar a população da Bahia atingida pela chuva. “Eu estava assistindo o jornal com a minha família e surgiu a ideia de comunicar as pessoas responsáveis pela Defesa Civil para fazermos arrecadações de mantimentos para as pessoas de Bahia” explica.

Foto: Acervo pessoal

A adolescente conta que estava vendo televisão com a família quando teve a ideia de fazer algo para ajudar a população da Bahia atingida pela chuva. “Eu estava assistindo o jornal com a minha família e surgiu a ideia de comunicar as pessoas responsáveis pela Defesa Civil para fazermos arrecadações de mantimentos para as pessoas de Bahia” explica.

A escola que jovem estuda participa do projeto Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (NEPDEC), projeto que leva para a sala de aula atividades pedagógicas e de mobilização social e comunitária. Shaiara foi eleita para o cargo de presidente do núcleo na escola.

O pai da menina, João de Deus Moura, conta que a família também apoiou a campanha e que o projeto da escola tornou a filha mais atenta com relação aos problemas sociais.

A estudante explica que após a mobilização e parceria os donativos começaram a chegar “Depois de tudo acertado, colocamos caixas em alguns pontos para arrecadarmos esses mantimentos” conta. Para que a ideia da aluna saísse como planejado, a professora Roseli Marcolino e a escola ajudaram na organização e na articulação de parceiros. Além da escola e da Defesa Civil, cerca de cinco parceiros, entre organizações não governamentais, comércios e empresas, ajudaram na campanha.

Formatura dos estudantes participantes do NEPDEC | Foto: Acervo pessoal

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

A professora de geografia Roseli explica que o apoio dos parceiros foi essencial para que a campanha ocorresse e que o comércio da cidade sempre é muito solidário. “O fato deles abrirem espaço para terem caixas de coleta de donativos, mesmo sendo num curto período, foi fundamental” conta Roseli. A educadora ressalta que toda a arrecadação foi feita em menos de cinco dias. “A gente só tem a agradecer, nesse período de festas, com muito movimento, eles oportunizarem para a gente o espaço para coleta dos donativos” ressalta.

Segundo a professora Roseli, essa é a primeira das ações desenvolvidas durante o ano pelo núcleo. Roseli também enfatiza que a campanha mostra que o jovens possuem interesse em ajudar, basta o incentivo.

Foto: Acervo pessoal

As ações contaram também com a parceria da Defesa Civil da Prefeitura de Balneário Rincão, por meio do auxílio do Coordenador da Defesa Civil do município Paulo Henrique Moliner Amboni. Roseli conta que a Defesa Civil do município fez a coleta das doações nos comércios e levou até a transportadora que se voluntariou a levar os donativos para a Bahia.

O coordenador regional de proteção e Defesa Civil da Região Carbonífera Rosinei da Silveira, conta que fez a ponte entre a estudante, as professoras e o responsável pena Defesa Civil do município. Para o coordenador, a ideia de Shaiara representa um dos resultados da instalação do NEPDEC. “Foi um trabalho muito bonito da menina Shaiara, um sentimento de solidariedade de humanidade” ressalta.


Leia também:

>> Prefeitura de Blumenau arrecada doações para famílias atingidas na Bahia

>> Chuvas na Bahia já deixaram 37 mil desabrigados e 24 mortos

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.