Servidores de Florianópolis entram em greve por tempo indeterminado
O sindicato diz que a reforma da previdência apresentada pela prefeitura aumenta o tempo de serviço e de contribuição
• Atualizado
![Imagem: Reprodução/Redes sociais Imagem: Reprodução/Redes sociais](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Servidores-de-Florianopolis-entram-em-greve-por-tempo-indeterminado-1.jpg)
Servidores da prefeitura de Florianópolis (PMF) entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (12) em protesto contra a reforma da previdência apresentada pela prefeitura na Câmara Municipal.
Pelas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM) afirmou que a reforma aumenta o tempo de serviço e de contribuição, e extingue a aposentadoria especial e taxa de aposentados. Os servidores também reivindicam o cumprimento de acordo firmado no ano passado, que previa a contratação de efetivos do concurso público no magistério e na saúde.
![](https://controle.scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Servidores-de-Florianopolis-entram-em-greve-por-tempo-indeterminado.jpg)
Em nota, a Prefeitura de Florianópolis disse que a greve foi deflagrada antes do início das discussões do projeto. Segundo o órgão, a reforma “busca garantir a aposentadoria dos servidores e tem o objetivo de recuperar a capacidade de manutenção do fundo previdenciário”.
“O sistema previdenciário está com um rombo de 8 bilhões, que se acumula desde 1999. Ninguém quis mexer antes e a bola de neve foi aumentando. Se continuar, a Prefeitura não vai conseguir pagar as aposentadorias em alguns anos. O que estamos propondo é uma adequação a algo que o Governo Federal já fez. A discussão agora é na Câmara de vereadores e o sindicato anuncia greve, penalizando também os serviços para a população”, enfatizou o Prefeito Topázio Neto.
Greve em Florianópolis: as discordâncias
Outro ponto de discordância é o corte de verbas na educação e o não pagamento do piso salarial integral para o magistério, ACS e ACE. Os servidores alegam que o prefeito Topázio não tem investido no serviço público e descumpre acordos firmados.
A greve teve início hoje com uma manifestação em frente à sede da prefeitura. Os servidores exigem a valorização do serviço público e a revisão das medidas propostas pelo prefeito.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO