Cotidiano Compartilhar
Justiça

Servidor acusado de assédio sexual na UFSC Blumenau é exonerado

O fato veio a público em junho deste ano, quando cerca de 20 estudantes da instituição denunciaram casos de assédio e importunação sexual

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: UFSC/Divulgação.
Foto: UFSC/Divulgação.

Foi exonerado o funcionário da UFSC Blumenau acusado de assediar estudantes da universidade. Segundo a reitoria da instituição, a portaria deve ser publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (05). O caso veio a público em junho deste ano, quando cerca de 20 estudantes da instituição denunciaram casos de assédio e importunação sexual por parte do servidor. O fato gerou revolta entre os estudantes e a comunidade. Saiba mais sobre o caso.

Nota Oficial da UFSC

A instituição se manifestou sobre o caso, informando que a demissão do servidor seguiu todos os protocolos dando o direito de defesa por parte do acusado. Leia a nota na íntegra:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) preza pela observância de todos os princípios da Administração Pública, entre eles a moralidade e a legalidade. A demissão do referido servidor seguiu todo o rito e teve a duração necessária para garantir o contraditório e a ampla defesa, de forma a dar segurança jurídica à decisão.

Denunciado por assédio sexual na Ouvidoria da UFSC, o servidor enfrentou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no qual a comissão processante concluiu pela sua demissão do serviço público, decisão que foi confirmada pela Reitoria após consulta à Procuradoria Federal junto à UFSC.

A Universidade procura dar consequência a todas as denúncias de comportamentos inadequados de seus servidores. A atual Administração Central da Universidade tomou a decisão política de enfrentar esses casos, por isso está em andamento uma campanha de conscientização sobre o assédio sexual no ambiente universitário, que incentiva as pessoas a denunciarem essas atitudes.

Neste contexto, foi recentemente criado o Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis), vinculado à Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe). O SEAVis é um espaço seguro e confidencial onde as pessoas que foram vítimas de violências encontram apoio, acolhimento e orientações para lidar com essas situações.

A Instituição tem entre seus valores a construção de relações sociais harmônicas, o que implica seu compromisso com políticas de enfrentamento a todas as formas de violência, em especial a violência contra mulheres e grupos vulneráveis.

A comunidade acadêmica deve denunciar toda situação que possa ser considerada irregular. É importante realizar o registro e formalizar denúncia para que sejam feitos os encaminhamentos necessários.

Um dos pontos destacados na campanha contra o assédio sexual é que as denúncias feitas à Ouvidoria contenham o máximo de informações sobre as situações relatadas, para que as apurações possam ter andamento adequado.

A UFSC reafirma seu compromisso na busca por um ambiente saudável e acolhedor para toda a comunidade acadêmica.

Denúncias

A universidade ainda disponibilizou os canais onde as denúncias podem ser feitas: ouvidoria@contato.ufsc.br / (48) 3721-9955 ou corregedoriageral@contato.ufsc.br / (48) 3721-6988.

Saiba mais sobre o caso

Em junho deste ano, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do campus de Blumenau, divulgaram uma série de mensagens com cunho sexual recebidas por um servidor da instituição. Ele se aproveitava do acesso que tinha aos dados das estudantes para enviar as mensagens.

O servidor falava para as jovens que trabalhava no sistema de estágios da universidade. Mas após ser abordada, uma jovem questionou em um grupo de garotas da universidade se mais alguém tinha recebi as mensagens. Foi aí que relatos semelhantes ao dela, começaram a surgir. (Veja as mensagens que o servidor enviava).

Denúncias foram feitas a administração da UFSC que começou a investigar o caso. A princípio, o homem foi afastado do seu cargo, mas nesta semana saiu a decisão de sua demissão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.