Série ‘É Golpe’ alerta população sobre fraudes digitais em vídeos de um minuto
Os vídeos serão publicados diariamente no Instagram do delegado, em parceria com a Delegacia de Polícia de Palmitos
• Atualizado
Pensando em prevenir e evitar fraudes, o delegado Daniel Farias criou uma série de vídeo para as redes sociais chamada“É Golpe: 60 Armadilhas Digitais em um Minuto”, que alerta a população sobre golpes digitais. A iniciativa é da Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, e já conta com quatro lançados dos mais de 50 previstos.
O projeto é liderado pelo delegado Daniel Farias, que atuou por dez anos diretamente na investigação de fraudes digitais e estelionatos online. Segundo ele, a ideia surgiu a partir da repetição de casos semelhantes no dia a dia policial. “Depois de partir para investigação, eu pensava: ‘se ela tivesse visto isso aqui perceberia!’. Ano passado falei com meu chefe e ele gostou da ideia do vídeo em um minuto”, relata.
Após a aprovação, o delegado Farias explica que reuniu materiais das investigações e catalogou mais de 100 tipos de golpes diferentes. A partir disso, selecionoui os mais recorrentes e criou o roteiro para 60 vídeos.
Conteúdo educativo para prevenir golpes online
A série nasceu da necessidade de divulgar formas simples e acessíveis de identificar golpes na internet, especialmente entre pessoas com menos familiaridade com tecnologia. De acordo com o delegado, a disseminação dessas informações pode reduzir o número de vítimas e os prejuízos financeiros, que atingem principalmente idosos.
Os vídeos abordam diferentes tipos de abordagens utilizadas por golpistas em plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e outros canais digitais. Cada conteúdo tem cerca de um minuto de duração, formato pensado para facilitar o consumo rápido e aumentar a taxa de retenção do público nas redes sociais.
Segundo Daniel Farias, se a campanha os próximos vídeos da série serão publicados diariamente no Instagram do delegado, em parceria com a Delegacia de Polícia de Palmitos.
Golpes digitais causam prejuízo bilionário em Santa Catarina
Dados da Polícia Civil de Santa Catarina indicam que quase 100 mil ocorrências de golpes e fraudes foram registradas nos últimos anos no estado. A estimativa é de que o valor médio de cada golpe seja de aproximadamente R$ 1 mil. Apenas em 2025, o prejuízo causado por crimes desse tipo chegou a R$ 1 bilhão.
O aumento no número de casos e a sofisticação dos golpes digitais levaram o estado a investir na ampliação e criação de delegacias especializadas no combate a estelionato em diversas regiões catarinenses.
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO