Sem custo extra: conta de luz terá bandeira verde em dezembro
A geração hidrelétrica volta a prevalecer e reduz impacto na tarifa de energia
• Atualizado
Os brasileiros terão um alívio na conta de luz em dezembro, com a bandeira tarifária verde em vigor. Isso significa que não haverá cobrança extra nas tarifas de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atribui a mudança à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.
O período chuvoso mais intenso nas últimas semanas elevou os níveis dos reservatórios, favorecendo a geração hidrelétrica, que possui custo inferior ao das termelétricas – acionadas em momentos de escassez de água.
Neste ano, a falta de chuvas levou à adoção das bandeiras vermelhas em setembro e outubro, com cobrança adicional. Em novembro, a bandeira amarela elevou a conta em R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel reflete os custos variáveis de geração de energia elétrica. Dividido em níveis – verde, amarela, e vermelha (patamares 1 e 2) –, o mecanismo indica o impacto das condições de geração no preço da energia. A bandeira verde, como a de dezembro, não inclui custos extras para os consumidores.
*Com informações da Agência Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO