Selo de Indicação Geográfica da Linguiça Blumenau é lançado oficialmente
Evento celebrou o reconhecimento nacional do produto, que foi concedido pelo INPI
• Atualizado
Na noite desta segunda-feira (14), ocorreu o lançamento oficial do selo de Indicação Geográfica da Linguiça Blumenau, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O evento aconteceu na Vila Germânica, onde está ocorrendo também a Oktoberfest Blumenau 2024. A celebração contou que a presença de autoridades locais e produtores envolvidos.
O lançamento teve como objetivo celebrar e oficializar o reconhecimento nacional da carne suína pura e defumada de Blumenau. Essa certificação reforça o vínculo entre o produto e a origem geográfica, destacando os processos tradicionais e o valor cultural agregado à produção. Com o selo, somente empresas da região que atendem aos pré-requisitos de produção detalhadas pelo registro, podem produzir e comercializar a Linguiça Blumenau.
João Rodrigues, que é Presidente da Associação das Industrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU), reforçou a importância do selo. “Este reconhecimento significa o fortalecimento do nosso setor. É também uma garantia para o consumidor, que a partir de agora vai poder ter certeza da procedência do produto, que ele é original da nossa região”, afirmou.
“Esperamos que o selo de indicação atraia investimentos e aumente as oportunidades de negócios para os produtores locais”, afirmou Fábio Burigo Zanuzzi, Diretor Técnico do Sebrae.
Wagner Moreno, analista de negócios do Sebrae, reforçou: “A certificação vai ajudar muito o setor, principalmente na geração de empregos. Outra vitória é para o turismo da região, pois esse é um produto exclusivamente produzido nessa cidades específicas. Além disso, tem o fator do patrimônio cultural que também é de vital importância para os produtores”.
Entenda o selo de Indicação Geográfica da Linguiça Blumenau
O produto é resultado da tradição que veio de imigrantes alemães que se estabeleceram na região de Blumenau, abrangendo o Alto e Médio Vale do Itajaí. Ao adaptar as receitas tradicionais à produção local, os imigrantes criaram uma versão única de linguiça, que ao longo das décadas se tornou amplamente reconhecida pelos consumidores pelo sabor e qualidade diferenciados.
Atualmente, as indústrias de produção da Linguiça Blumenau, associadas à ALBLU, estão concentradas nos municípios de Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó e Indaial. Além dessas, outras cidades e indústrias, como Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Rio do Sul, Aurora, Ituporanga e Imbuia, também podem integrar a Indicação Geográfica (IG). No entanto, somente as indústrias situadas dentro da área geográfica protegida pela IG estão autorizadas a utilizar a Indicação de Procedência, rotulando os produtos com a denominação de Linguiça Blumenau.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO