Segurança Compartilhar
RAJADAS DE VENTO

Vídeo mostra momento em que estátua da Havan desaba durante temporal no RS

Rio Grande do Sul está sob alerta severo, afirma Defesa Civil

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

A Estátua da Liberdade, símbolo das lojas Havan, desabou durante um forte temporal que atingiu a cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (15). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o monumento cai e assusta pessoas que passavam pelo local.

O Prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, confirmou que a cidade foi atingida por rajadas de vento que chegaram a 80 km/h. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura estão mobilizadas, atendendo ocorrências na região e garantindo a segurança da população.

Em nota, a Havan detalhou o incidente e falou sobre a estrutura de todas as suas estátuas. Confira o texto na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.

Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.

Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.

A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.

A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.

Chuvas no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do estado gaúcho emitiu um alerta severo para esta segunda-feira (15), por conta do avanço de uma frente fria.

A previsão indica elevado potencial para tempestades com rajadas intensas de vento, queda de granizo e chuva forte em grande parte do Rio Grande do Sul. Há possibilidade para tempestades com rajadas intensas de vento entre 80 km/h e 100 km/h.

A tendência é que, na madrugada e na manhã de terça-feira (16), a frente fria siga avançando em parte do território gaúcho, provocando chuva moderada a forte acompanhada de raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, RMPOA, Serra e Litoral Norte e Médio, com acumulados entre 10 mm e 40 mm por dia.

Ao longo do dia, o tempo volta a ficar estável em todo o território gaúcho.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.