SC anuncia entrega 2,5 mil geolocalizadores a pescadores
O governo de SC aposta nos geolocalizadores para aumentar a segurança dos pescadores no mar
• Atualizado
O Governo de Santa Catarina apresentou, na última sexta-feira (20), o uso prático de geolocalizadores que serão distribuídos a pescadores do litoral catarinense por meio do programa “Pesca Bem Segura SC”. O programa é por meio da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a empresa Navitec, responsável pela revenda dos equipamentos.
Segundo o governo, foram adquiridos 2.500 aparelhos geolocalizadores, que serão repassados às prefeituras do litoral. O governo explica que a distribuição dos aparelhos para os pescadores ou colônias ficará por conta dos municípios.
Segurança para pescadores com embarcações até 15 AB
Segundo a Secretaria, o projeto contempla embarcações com licença de pesca de até 15 Arqueação Bruta (AB), faixa que concentra grande parte da pesca artesanal no estado.
Conforme o secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, a iniciativa destaca o compromisso do governo estadual com a segurança dos profissionais do mar. “Estamos promovendo treinamento junto com o Corpo de Bombeiros e a empresa fornecedora para que os municípios façam a inscrição e o repasse correto aos pescadores. Essa é uma preocupação do governo Jorginho Mello com a integridade do pescador catarinense”, destacou.
Como funciona o geolocalizador para pescadores
O CBMSC explicar que o equipamento funciona como um transmissor AIS (Sistema de Identificação Automática). Diferente de um rastreador convencional, o aparelho só é ativado manualmente em situações de emergência.
Segundo a Navitec, ao ser acionado, o dispositivo ejeta uma antena e passa a transmitir um sinal de radiofrequência com a localização exata da embarcação ou do pescador. Esse sinal pode ser captado tanto por embarcações próximas que possuam AIS, como também pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o tenente-coronel Eduardo Silveira Peduzzi, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do CBMSC, o sistema reduz drasticamente o tempo de resposta em ocorrências no mar. “Em vez de realizar buscas extensas, as equipes conseguem ir diretamente ao ponto exato da emergência. Isso significa mais rapidez, eficiência e maior chance de preservar vidas”, explicou.
Como se inscrever no Pesca Bem Segura SC
O governo informa que os pescadores interessados devem se inscrever nos próximos 15 dias pelo site oficial da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina. Após a inscrição, os aparelhos serão repassados às prefeituras, que farão a entrega aos profissionais habilitados.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO